Aos 20 anos e com 1,96 m, o tenista canadense Milos Raonic já figura entre os maiores sacadores da história. No quesito velocidade, ele já aparece no top 5.

No mesmo final de semana em que o croata Ivo Karlovic obteve o serviço mais rápido da história com 251 km/h, Raonic serviu a 245 km/h _ambos na Copa Davis.

Nas estatísticas da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), o canadense lidera a contagem de aces (saques indefensáveis) na atual temporada: conseguiu 303 em 15 partidas.

A média de 20,2 por jogo é bastante superior à do americano Andy Roddick, o detentor da marca superada por Karlovic. Ex-número um do mundo, Roddick consegue 15,8 pontos em serviços sem a resposta do adversário.

Mais alto tenista do circuito, com 2,08 m, Karlovic apresenta uma média melhor (22,6), mas não obtém o mesmo aproveitamento quando o adversário consegue fazer a devolução.

O croata vence 79% dos pontos que disputa com o primeiro saque, enquanto Raonic, que também lidera esse quesito, ganha 81%. Recordista de títulos de Grand Slam (16), o suíço Roger Federer soma 77%.

Com essa performance no serviço, Raonic conseguiu uma incrível ascensão. Ele terminou 2010 no 156º posto do ranking e, nos primeiros dois meses deste ano, chegou às oitavas de final do Aberto da Austrália, foi campeão em San José (um torneio com 250 pontos ao campeão), vice em Memphis (500 pontos) e subiu ao 37º.

Como ainda não apresentava um bom posicionamento no ranking quando a lista de participantes foi definida, Raonic precisou ganhar um convite para disputar o Masters 1.000 de Indian Wells, que começa amanhã.

Com sua posição atual, Raonic já é o canadense com o melhor ranking da história, superando Greg Rusedski, que foi o 41º em julho de 1994 _mais tarde, Rusedski competiu pela Grã-Bretanha e chegou ao quarto lugar.

"É algo realmente especial", afirmou Raonic. "Mas não é nada que me deixe muito feliz porque eu quero continuar melhorando", completou ele, que, assim como fez Rusedski, também não defende seu país natal.

Ele nasceu em Montenegro, na Europa, mas os pais, engenheiros, deixaram a conturbada região no início da década de 90, quando o mais novo dos três filhos do casal tinha três anos.

No Canadá, a situação financeira não era folgada. Dusan, o pai de Raonic, alugava quadras para os treinos do filho em horários em que a locação era mais barata, como às 6h ou às 21h.

No final do ano passado, Raonic foi treinar na Espanha, sob a orientação de Galo Branco, um ex-tenista espanhol que chegou ao 40º lugar no ranking nos anos 90.

Roddick, que venceu Raonic em Memphis, diz que o canadense é um melhores sacadores que já viu. "Com o saque, ele vai vencer muitas partidas mesmo com os altos e baixos no resto do jogo. Não será surpresa ele chegar ao top 10 em pouco tempo", afirmou o oitavo do mundo.