Representantes da Agência de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável (ADLIS) estiveram reunidos, nesta sexta-feira (04), com o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, para apresentar os objetivos do programa e tratar da continuidade das ações que desempenham em 22 municípios alagoanos.

Na ocasião, a presidente da Agência de Desenvolvimento Local, Elza Messias, lembrou do papel fundamental do programa na formação dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). “As ações desenvolvidas pelo projeto da ADLIS devem ser lembradas como uma etapa anterior à formalização de APLs. Ou seja, o trabalho de identificação dos empreendedores em potencial é a origem do que vem a ser um Arranjo Produtivo”, frisou Elza Messias.

O secretário Luiz Otavio Gomes, destacou a necessidade da continuação das atividades realizadas pela Agência e do trabalho integrado. “O papel das Agências de Desenvolvimento é fundamental para a proposta do Governo sobre a criação de mais 17 APLs. Devemos fortalecer o trabalho da ADLIS através da integração com o Estado e a Agência de Fomento de Alagoas (Afal)”, enfatizou o secretário.

Segundo Luiz Otavio Gomes, as Agências de Desenvolvimento Local, bem como os APLs, contribuem consideravelmente para a melhoria da qualidade de vida da população e para a erradicação da miséria em Alagoas, que é a principal meta a ser cumprida pelo Governo até o final dessa gestão.

“O principal objetivo do programa é identificar as potencialidades de cada município e, a partir do diagnóstico analisado, direcionar o desenvolvimento local por meio de capacitações”, lembrou a gerente de Desenvolvimento Local da Secretaria de Planejamento, Vandite Aguiar.

Ficou definida a elaboração de um projeto completo com as ações que serão desempenhadas e os fins dos recursos destinados ao programa que será apresentado ao secretário Luiz Otavio Gomes no dia 02 de abril.

Também estava presente o diretor de Apoio ao Desenvolvimento Local da Secretaria do Planejamento, Juan Priegue; o presidente da ADLIS em Coruripe, Manoel Santos; e o diretor Administrativo da ADLIS em Alagoas, José Carlos dos Santos.