Com foco no empreendedorismo para a diminuição da condição de miséria de alguns alagoanos, o Governo de Alagoas e o Sebrae Alagoas estudam a criação de mais 17 Arranjos Produtivos Locais (APLs) no Estado. Em reunião nesta quinta-feira (03), gestores analisaram 26 propostas de diferentes setores espalhados pelo Estado.
Três áreas foram base para a identificação dos novos APLs: Indústria, Agronegócio e Turismo, Cultura e Artesanato. Dentro da Indústria foi localizada a necessidade de trabalhar com o formato de APL os setores de confecção, biscoito e reciclagem; no agronegócio podem ser criadas nas áreas de mariscos, hortifruti, fruticultura; além do artesanato e turismo.
Antes de analisar as novas possibilidades de APLs, o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, destacou a necessidade de avaliar as demandas e gargalos que hoje as 13 áreas apresentam. O secretário defendeu que a escolha das 17 novas áreas deve ser pautada pelo critério de amenizar a condição de miséria que muitos alagoanos estão inseridos.
Para o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, alguns APLs avançaram tanto que há possibilidades de tornarem-se cadeias produtivas, pois expandiram para outros territórios. “Sabemos que houve avanço em alguns segmentos onde os empreendedores e empresas tornaram-se mais competitivas. Mas, temos que analisar as dificuldades ainda existentes em alguns locais para não comprometer os que ainda serão criados”, argumentou também Vieira.
Ronaldo Moraes, coordenador do PAPL pelo Sebrae Alagoas, ressaltou que os resultados do programa, desenvolvido há alguns anos em Alagoas, mostra que atuando pela via do empreendedorismo as pessoas têm mais condições de mudar sua realidade financeira e social ao invés da transferência de recursos. Ronaldo exemplificou essa afirmação relatando o impacto positivo do APL Ovinocaprinocultura no Sertão de Alagoas especialmente com os trabalhadores rurais de assentamentos daquela região.
Na ocasião, ficou definido o final de março para um novo encontro entre os gestores do Governo de Alagoas e do Sebrae Alagoas para definir quais os novos setores que serão trabalhados por meio do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL). O secretário Luiz Otavio Gomes informou que o governador Teotonio Vilela Filho irá se reunir, logo depois desta definição, com o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, onde apresentará o projeto de criação dos 17 APLs e suas metas definidas. O secretário também esclareceu que a partir de junho, o Programa no Estado de Alagoas receberá tratamento diferenciado com a atuação de uma Sala de Situação onde haverá controle de todos os resultados, além de serem acompanhados pessoalmente pelo governador de Alagoas.