Grandes e pequenas empresas de Alagoas que decidiram renovar seus computadores podem participar de uma rede cooperativa. A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Informática e Telecomunicação (Macrocoop) em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) está em campanha para adquirir computadores usados. O objetivo é restaurá-los e doá-los em pleno funcionamento para cooperativas de pequeno porte. A iniciativa partiu da Macrocoop, que é uma cooperativa de serviços, e conta com uma equipe de voluntários empenhada na solução das demandas.

A Cooperativa dos Pescadores da Colônia Z1, instalada no bairro de Jaraguá em Maceió, foi uma das beneficiadas pela iniciativa. A Coop Z1 recebeu uma máquina completa, com monitor LCD de 15 polegadas, HD de 250 e memória de 512 gigabytes. “A máquina que nós tínhamos antes parou de funcionar e nós ficamos sem computador. Esse equipamento é fundamental para o controle de dados, confecção de planilhas, controle financeiro e controle de estoque.”, disse Geraldo Rafael, presidente da Coop Z1.

Os trabalhos da Coop Z1 aumentaram desde que a nova máquina chegou e agora a unidade espera pelo menos mais duas máquinas do projeto. “Agora precisamos de pelo menos duas máquinas para darmos conta da demanda de trabalho. A OCB/AL está ajudando na organização da cooperativa e o arquivamento correto dos dados facilita nosso dia-dia”, contou Geraldo.

Segundo André Marinho, que coordena as ações de recuperação de tecnologia da Macrocoop, o trabalho continua a ser feito. “Recentemente recebemos a doação de várias máquinas danificadas. Levamos esse material para a Cooperativa dos Catadores de Lixo da Vila Emater (Coopvila) a fim de consertar o que fosse possível”, explicou.

Na ação o grupo conseguiu recuperar mais de dez máquinas entre CPUs, monitores e impressoras. O material foi distribuído para Cooperativa de Recicladores de Maceió (Cooprel), a Cooperativa de Turismo Rural de Penedo (Cooptur-Rural) e a Coopvila.

Os interessados em doar máquinas usadas podem entrar em contato com a cooperativa através do telefone 3336-1540, ou ir à sede da empresa, localizada na Av. Don Antônio Brandão, 333, sala 206, segundo andar, no bairro do Farol. A Macrocoop irá buscar o material na casa ou empresa do doador.