As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no Brasil subiram em fevereiro 11,96% em relação a janeiro, somando 274.174 unidades. A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou os dados nesta quarta-feira (2). Já na comparação com fevereiro de 2010, as vendas cresceram 24%.
Considerando apenas automóveis e comerciais leves, foram comercializadas 258.841 unidades no mês passado, alta de 12,47% sobre janeiro e incremento de 22,46% na relação anual. No primeiro bimestre, as vendas de veículos totalizaram 519.055 mil unidades, expansão de 19,52% na comparação com os dois primeiros meses de 2010.
O segmento formado por caminhões e ônibus registrou vendas de 15.333 unidades em fevereiro, crescimento de 4,06% sobre janeiro e um salto de 60% em relação a fevereiro do ano passado. No ano, o segmento acumula vendas de 30,068 mil unidades, 42,17% maiores em relação a 2010.
As vendas de motocicletas em fevereiro atingiram 145.316 unidades, aumento de 9,23% sobre janeiro e de 20,26% ano a ano. Nos dois meses de 2011, o segmento vendeu 278.351 unidades, alta anual de 14,85%.
A Fenabrave manteve as projeções para 2011, que apontam para crescimento de 4,2% nas vendas de automóveis e comerciais leves no fechado do ano, somando 3,468 milhões de unidades. Incluindo caminhões, ônibus e motos, a previsão é de vendas 5,2% maiores, para 5,595 milhões de unidades.
No acumulado de 2011, a Volkswagen lidera o segmento de automóveis e comercias leves, com vendas de 108.908 mil unidades, equivalentes a uma participação de mercado de 22,27%. A Fiat aparece em segundo lugar, com 21,98% do setor e vendas de 107.467 unidades.
A General Motors registrou 87.448 emplacamentos no ano até agora, ficando com fatia de 17,88%, seguida pela Ford, com vendas de 46.608 mil unidades e 9,53% do mercado. A Renault vendeu 24.113 unidades no bimestre, com participação de 4,93%.
No segmento de caminhões, a Volkswagen também ocupa a liderança em vendas nos dois primeiros meses do ano, tendo comercializado 7.544 unidades, o equivalente a 30,27% do mercado.
A Mercedes-Benz vendeu 6.522 unidades no período, respondendo por 26,17% do mercado. Na sequência ficaram Ford, com 4.707 mil unidades vendidas e 18,88% de participação, e Volvo, com 2.175 caminhões vendidos e fatia de 8,73%.