O contribuinte que normalmente enfrenta fila e aguarda o atendimento para obter um serviço na Junta Comercial de Alagoas (Juceal) ganhou um grande benefício: serviços on-line. Depois de um período sem funcionar, o site da Juceal foi melhorado e reativado agora no início do ano. As melhorias foram realizadas pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) com a colaboração do Núcleo de Tecnologia em Informática da Junta.
O tempo útil do contribuinte, que em sua maioria é profissional de contabilidade, será bem melhor utilizado. Diversos serviços podem agora ser feitos pelo endereço eletrônico: www.juceal.al.gov.br . Duas atividades de grande demanda na sede do órgão, Consulta de Processos e Pesquisa de Nome Empresarial, já estão disponíveis na página virtual da Juceal, sendo apenas necessário um microcomputador com acesso à internet.
De acordo com o presidente da Juceal, José Lages Júnior, a intenção é prestar os serviços com maior comodidade para o contribuinte e tornar o atendimento mais ágil. A expectativa do presidente da Juceal é que no momento em que os contribuintes realizarem os procedimentos pelo site da instituição a demanda de atendimento na sede cairá mais da metade.
O contribuinte agora poderá saber sobre o andamento de seu processo clicando o link Serviços, disponibilizado no menu da página principal, realizando a Consulta de Processos com o número do protocolo. Outro serviço que leva muitos contribuintes ao prédio sede e que pode ser realizado pelo site é o Pesquisa de Nome Empresarial, atividade importante para não ocorrer conflito com nomes já existentes. “Antes o contribuinte teria que ir à Juceal para realizar apenas a pesquisa e depois prosseguir com as outras etapas do Registro Mercantil”, argumentou o presidente.
A secretária-geral da Juceal, Miriam Ferreira Taboza, enfatiza que os serviços realizados pelo site vão impactar na melhoria do atendimento na sede da Juceal, aliviando a demanda do que é necessário fazer apenas no órgão. Miriam explica também que quando o contribuinte realiza a consulta sobre o processo pela internet, “identifica imediatamente a exigência solicitada pela assessoria técnica da Junta, podendo ele mesmo estudar a legislação e encaminhar à Juceal a exigência já cumprida”.
Além de agilizar os processos por meio da página na internet, a Juceal também oferece, desde o dia 28 de fevereiro, agilidade em alguns processos na sede do órgão, em Maceió. Isso ocorre, por exemplo, com o processo de Registro Mercantil de Empresário Individual – abertura, alteração e baixa - será por meio do Registro Instantâneo, ou seja, se o processo for protocolado até às 12h, e não conter nenhuma exigência, será liberado no mesmo dia, superando a própria lei que determina o prazo de dois dias úteis.