O Google retirou 21 aplicativos da loja online do sistema operacional Android por serem programinhas infectados, de acordo com o site americano Mashable. A empresa detectou que os aplicativos foram infectados por um vírus capaz de capturar informações dos usuários sem que eles fiquem sabendo.
O aviso foi passado à companhia pelo blog especializado Android Police, mas cerca de 50 mil pessoas chegaram a baixar os aplicativos antes dos programinhas serem retirados do catálogo.
Segundo o Mashable, os hackers selecionaram 21 aplicativos gratuitos da loja, infectaram os programas com vírus e publicaram novamente no Android Market. Há, por exemplo, um aplicativo chamado simplesmente de “Chess” (“Xadrez”, em português). O usuário poderia baixá-lo para seu celular imaginando se tratar de um jogo, mas na verdade instalava um arquivo capaz de capturar informações sobre a operadora e identificação do dono do aparelho.
Outro problema é que o aplicativo falso funciona como uma porta aberta para que sejam instalados remotamente outros códigos maliciosos.
De acordo com o site Guardian, o número de programinhas infectados pode chegar a mais de 50, publicados na loja pelos usuários "Myournet", "Kingmall2010″ e “we20090202”.
A lista dos aplicativos está em um post blog Android Police.









