O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) realizou na manhã desta terça-feira, dia 01, a assembleia ordinária anual para aprovação das contas de 2010 e das propostas de gestão para 2011. No encontro, que aconteceu no Hotel Ponta Verde em Maceió, a diretoria da instituição apresentou um relatório síntese das atividades desenvolvidas pelo sistema.

Com a presença de 23 das 100 cooperativas filiadas à instituição, foi aprovada a prestação de contas referente ao ano de 2010, e o plano de ação para 2011. Conforme relatório está prevista para área da educação, a realização de quatro turmas do Programa Jovens Lideranças Cooperativistas; o início do curso de especialização lato sensu em educação inclusiva para cooperativas do ramo educacional e ramo saúde; o atendimento às demandas dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), fomentando o cooperativismo, e outras.

Na área social haverá a realização de duas ações cooperativistas, uma no município de Coruripe e outra no município de Pão de Açúcar, sertão alagoano. As ações cooperativistas levam serviços e cidadania para cooperativados e as comunidades das regiões. O plano prevê ainda a inclusão do Cooperjovem nas escolas públicas e a instalação do programa de prevenção bucal.

O presidente da OCB/AL, Marcos Rocha, explicou que é obrigatória a realização da assembleia anual para prestação de contas, garantindo assim a transparência do processo. “O sistema é composto por cem cooperativas e todas têm voz. A assembleia é a oportunidade de criticar e dar sugestões, mas infelizmente a participação ainda é pequena”, ressaltou.

Após a aprovação das contas foi realizada a assembleia extraordinária para deliberar sobre o acordo coletivo entre as cooperativas e seus trabalhadores, proposta pelo Sindicato de Trabalhadores em Cooperativas do Estado de Alagoas (Sintracoop).