O Governo de Alagoas, representado por técnicos e gestores da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), vai se reunir com os prefeitos da região do Vale do Xingó para debater as propostas do Plano de Desenvolvimento Estratégico de Xingó. A reunião acontece nesta terça-feira (1º), às 15h, no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec).
Segundo a superintendente de Fomento à Estratégia de Desenvolvimento da Seplan, Alyne Vieira, a presença das prefeituras na reunião é fundamental para o início das atividades propostas no plano. “Esse é um momento de interação, onde os prefeitos vão expor as necessidades de cada município para que depois, então, sejam definidas as áreas prioritárias que o plano enfocará”, disse.
O Plano será elaborado pelo Governo do Estado com o suporte técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e se apoia sobre a proposta de erradicação da pobreza através da inclusão produtiva da população dos 18 municípios da sub-região alagoana do Xingó. “A intenção é gerar uma união entre a força produtiva local e os outros setores produtivos do Estado”, completou a superintendente.
Em paralelo à criação do Plano, que durará seis meses, o Governo articulará a otimização de recursos com os demais estados, para que sejam elaborados os projetos e, finalmente, as ações possam ser implementadas. “O PDE, que estará pronto em julho, é um quadro geral que vai orientar a elaboração de projetos concretos para o desenvolvimento da região”, destacou Alyne Vieira.