“O governo do Estado superou a burocracia e foi ágil na aprovação de projetos e na contratação das obras de reconstrução. Desde o início, cobramos das empresas o mesmo ritmo de produção, para dar uma resposta satisfatória à população”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, durante visita ao município de Rio Largo, na manhã desta sexta-feira (25).

Fireman acompanhou o governador em exercício do Estado, José Thomaz Nonô, nas vistorias às obras de reconstrução em andamento no município. Dois conjuntos residenciais foram visitados: o Bosque dos Palmares, composto por 307 casas, e o Edson Novaes Machado, com 609 unidades. Todos os conjuntos possuem também completa infraestrutura, áreas de lazer e espaços comunitários.

No total, 17,6 mil casas foram planejadas e contratadas pelo governo estadual junto à Caixa Econômica Federal ainda em 2010. “Graças ao empenho e ao trabalho diuturno das nossas equipes, agilizamos as contratações necessárias em menos de seis meses depois das enchentes. Agora, esperamos começar a inaugurar os conjuntos a partir do mês de agosto”, apontou Marco Fireman.

As casas em construção para as vítimas das enchentes de 2010 foram contratadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Cada uma possui cerca de 41 m2 , divididos entre sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço.

Além disso, 3% das casas em todos os empreendimentos são adaptadas para deficientes físicos e contam com área construída maior, rampas de acesso, barras de apoio e outros equipamentos que facilitam a mobilidade dos moradores.