As cozinhas emergenciais de União dos Palmares entram em funcionamento nesta sexta-feira (25), beneficiando a população dos municípios de Murici, Jacuípe e da própria União, que foram atingidos pela enchente de junho de 2010.
O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, vai fiscalizar a inauguração dessas cozinhas que produzirão cerca de 10 mil refeições diárias, incluindo café da manhã, almoço e jantar.
Além de União dos Palmares, a previsão é de que até a próxima segunda-feira (28) as cozinhas emergenciais dos municípios de Rio Largo, Branquinha e São José da Laje também estejam sendo inauguradas.
Em visita anterior a alguns dos municípios atingidos pelas chuvas, Marcelo Palmeira pediu aos responsáveis pelas construtoras “o máximo de empenho” para que o governo do Estado pudesse antecipar a entrega das cozinhas emergenciais, devidamente equipadas, aos moradores das regiões afetadas. “Pedi um esforço para que consigamos entregar as cozinhas antes mesmo do período previsto, que era o mês de março”, disse ele.
Com as cozinhas emergenciais sendo colocadas em funcionamento até o final do mês de fevereiro, segundo o secretário, outra etapa que terá início nos acampamentos é a condução das famílias às suas novas casas. “O objetivo é fazer com que essas pessoas retornem à sua rotina familiar”, adiantou.
Após a entrega das casas que estão sendo construídas pelo governo do Estado, essas cozinhas serão destinadas a projetos sociais e poderão ser utilizadas como cozinhas comunitárias, fábricas de sopa e de pães, atelier de costura, ou outras atividades que possam auxiliar a população a maximizar a sua renda.