Mutirão da Cidadania é o nome do projeto que leva uma variedade de serviços, ofertados por meio da integração das Secretarias Municipais, para as comunidades mais isoladas de Viçosa. A Cohab foi quem primeiro comemorou a chegada da caravana. Nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25, a segunda edição vai ser realizada na comunidade Matança das 7h às 16h.
Exame de Glicemia, verificação de pressão, limpeza de praças e ruas, coleta de lixo, pintura de praça, poda de árvores, apresentações culturais, palestras educativas sobre dengue e higiene bucal, são algumas das atividades.
A ideia partiu da Secretaria de Infraestrutura e ganhou carta branca do prefeito Flaubert Filho. “A chegada do Mutirão da Cidadania tem sido muito positiva. Conseguimos realizar a integração entre as Secretarias Municipais e a comunidade. Este momento é também como uma ouvidoria itinerante, onde podemos ouvir os viçosenses e buscar solução para as dificuldades apontadas”.
José Ferreira tem 48 anos e raramente dedica um tempo para cuidar da saúde. No Mutirão ele teve a oportunidade de realizar gratuitamente o exame de glicemia que acusou uma taxa muito alta. “Fui orientado a repetir o exame no laboratório da Prefeitura. Agora tenho certeza de que preciso cuidar da minha saúde e da minha alimentação”, evidenciou o motorista.
Para realizar cada edição do Mutirão da Cidadania vários profissionais compõem a equipe multidisciplinar: 6 agentes de endemias, 4 profissionais de saúde bucal, 2 de promoção da saúde, 7 agentes comunitários de saúde, 3 serventes de pedreiros, 4 pedreiros, 30 garis, 4 pintores, 3 eletricistas, 1 jardineiro, 7 homens para limpeza de bueiros e esgotos, 2 guardas municipais, escoteiros do Peti, 1 jornalista, além dos Secretários Municipais.