Os moradores do Povoado Pé Leve, no município de Limoeiro de Anadia, recebem nesta quarta-feira (23) os primeiros equipamentos de um módulo do Programa Alagoas Mais Peixe, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).
O objetivo do programa é gerar ocupação e renda no campo por meio do aproveitamento de barragens, lagoas e açudes comunitários para produção de peixe em tanque-rede. Em cada módulo, 20 famílias são cadastradas.
“As ações do Alagoas Mais Peixe irão colaborar para gerar mais emprego e renda no campo, desenvolver a cadeia produtiva da piscicultura, viabilizar unidades de beneficiamento de pescado e, sem dúvidas, produzir alimento de alta qualidade”, comentou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.
“É determinação do governador Teotonio Vilela que os agricultores familiares com vocação para a atividade ou que morem nas regiões onde há barragens recebam apoio, e é isso o que o Alagoas Mais Peixe vem fazendo”, afirmou o secretário.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Edson Maruta, cada módulo do Programa Alagoas Mais Peixe é composto por 34 tanques-rede, balanças, freezer, cordas, oxímetro, boia, um barco, alevinos da espécie tilápia e ração para os primeiros meses.
“A capacidade de produção dos 34 tanques-rede pode chegar a 7 ou 8 toneladas de peixe”, frisou Edson Maruta, ressaltando que o programa vai disponibilizar 720 tanques-rede e beneficiar diretamente 400 famílias em todo o Estado.