Seinfra distribui cartilhas educativas sobre saneamento

22/02/2011 14:02 - Maceió
Por Redação

Gegéu, Aninha, Mara e Neta. Estes quatro personagens são a nova aposta da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) para dialogar com as comunidades atendidas com obras de saneamento em Maceió. Por meio de uma história contada em quadrinhos, os personagens explicam como preservar as redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário implantadas pelo Governo do Estado na região.

A história em quadrinhos foi reproduzida em nove mil cartilhas, que começaram a ser entregues nesta terça-feira (22), nas casas do conjunto Joaquim Leão, bairro do Vergel do Lago. Uma equipe de jovens, coordenada pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano da Seinfra, saiu às ruas pela manhã distribuindo o material e conversando com os moradores sobre a importância de preservar as novas redes.

A dona de casa Maria Madalena dos Santos, de 41 anos, foi uma das beneficiadas com a obra de esgotamento sanitário e gostou da história em quadrinhos que recebeu em casa. “Vou ler todinha. Essa obra que passou aqui acabou com o esgoto que ficava na rua, mas acho que cada um precisa fazer a sua parte para não entupir os canos”, disse Madalena.

Orientações - Entre outros assuntos, a nova cartilha da Seinfra orienta os moradores da região a economizar e reutilizar a água, não jogar lixo nas ruas e nas caixas de esgoto, não fazer ligações domiciliares de esgoto por conta própria e não ligar as tubulações de água das chuvas à rede de esgotos.

Para a superintendente de Desenvolvimento Urbano da Secretaria, a ação atinge um grande número de leitores. “Os quadrinhos atraem a atenção de pessoas de todas as faixas etárias e níveis de escolaridade. Acreditamos que a cartilha vai multiplicar as informações que sempre repassamos à população, desde o início das obras”, explica Paim.

A cartilha é o complemento do projeto socioambiental que a Seinfra, em parceria com a Casal, realiza nas comunidades alvos das obras de ampliação e recuperação das redes de água e esgoto.

Baixa Maceió - A obra de Esgotamento Sanitário da Baixa Maceió beneficia comunidades circunvizinhas à Lagoa Mundaú, em Maceió. Iniciada em 2009, a obra implantou 31,4 quilômetros de rede coletora de esgoto nos conjuntos residenciais Joaquim Leão, Virgem dos Pobres e outras regiões do bairro Vergel do Lago. Também foram construídas duas estações elevatórias, que bombeiam os dejetos coletados para a estação de tratamento, e nove mil ligações domiciliares.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..