O Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL) formou mais uma turma do Programa Jovens Lideranças Cooperativistas. No último sábado (19) a primeira turma de 2011 da Cooperativa de Turismo Rural de Penedo (Cooptur-Rural) encerrou mais um ciclo de ensinamentos.
Ao todo, dos 46 alunos que iniciaram o curso, 26 conseguiram concluir. Para isso, eles enfrentaram muitas dificuldades e foram persistentes em seus objetivos. “Foi uma luta, mas conseguimos. Muitos desistiram pelo caminho, mas a maioria alcançou seus objetivos”, disse Ronaldo Luís dos Santos, presidente da Cooptur-Rural.
O Projeto Aplicativo da turma foi a implantação de uma padaria comunitária em Penedo. A ideia é criar uma empresa que seja viável economicamente para a população e que gere empregos para os jovens que se formaram no programa. “Após vários encontros onde eles fizeram uma análise dos pontos negativos e pontos positivos, eles escolheram o projeto da padaria como alternativa para ajudar a população local e gerar emprego e renda para os formandos”, explicou Águida da Veiga, professora de Projeto Aplicativo do programa.
“Foi emocionante, ver esses jovens se formando é gratificante. Vemos a recompensa do nosso esforço através da gratidão desses jovens”, contou Marivá Pereira, gerente de capacitação do Sescoop-AL. “O Sescoop-AL estará sempre aberto para ajudar a essas pessoas”, afirma.
Para estudante de 17 anos, Áurea dos Santos, que foi oradora da turma, o mais importante de todo aprendizado são os valores. “O Programa Jovens Lideranças Cooperativistas me ensinou o que é uma cooperativa. É um aprendizado que vai me servir pra toda. São valores eternos”, exprimiu a jovem que cursa direito em uma faculdade da cidade.
O projeto Jovens Lideranças ensina aos alunos como trabalhar em cooperativa, dá um caminho para os jovens seguirem e começarem a produzir sua própria renda. “Tenho dois filhos se formando. Estou super orgulhosa. Até o meu filho mais novo está demonstrando um interesse que antes não existia, por influência deles”, exultou orgulhosa Maria Reuza Santos.