Carnaval:Eletrobrás alerta para acidentes domésticos e colisões em postes

22/02/2011 14:27 - Geral
Por Redação
Image

Com a proximidade do carnaval, a Eletrobras Distribuição Alagoas tem se preocupado em alertar aos motoristas que trafegam por Alagoas, sobre os constantes acidentes envolvendo postes. Somente no ano passado foram registrados 112 abalroamentos, que levam a falta de energia por no mínimo 4 horas em cada região onde o acidente ocorre e acaba gerando um transtorno a quem quer curtir a festa sem incidentes.

Segundo o engenheiro José Claudino da Silva, líder do Processo de Plantão da Distribuidora, os acidentes podem ser evitados, desde que os motoristas não façam uso da bebida alcoólica se forem dirigir. “É aquela máxima tão divulgada pela mídia e pelos órgãos de trânsito: Se beber passe a chave”, enfatiza Claudino. Em 2010, das quinze colisões em postes registradas no mês de fevereiro, dez foram no período carnavalesco e por embriaguez e alta velocidade.

Neste carnaval, a Eletrobras também tem alertado aos foliões que insistem em fazer gambiarras para ligar aparelhos eletroeletrônicos, o que representa um risco de vida à população. O mais comum é ver os paredões de som, palcos e estruturas elétricas montados em diversas ruas das cidades praianas de norte a sul de Alagoas. Mas para garantir um carnaval sem contratempos é preciso tomar cuidado na hora de montar os equipamentos.

José Claudino lembra que no período do Carnaval há registros de diversos tipos de acidentes, a exemplo de choques e queda de pessoas que sobem nos postes para efetuar ligações elétricas clandestinas ou que instalam palcos e estruturas metálicas próximas à rede de distribuição. “Paredões de som e palcos devem ser montados afastados da rede elétrica, de forma que as pessoas que sobem nessas estruturas não se aproximem da rede” orientou o técnico.

Outro cuidado que se deve ter é com a altura dos trios elétricos. Alguns deles chegam a ser tão altos que podem atingir as redes elétricas. Pessoas empolgadas em cima dos carros que dançam e se divertem devem ter atenção ao perigo, pois além de uma queda fatal, correm o risco de tocar nos fios e sofrerem choque elétrico. Em Alagoas, as redes elétricas possuem altura mínima de 4,4 m, conforme o que é estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

VIAGEM – Antes de pegar a estrada é importante tomar alguns cuidados. Verificar se todos os aparelhos estão desligados da tomada, significa economia de energia e ainda evita um curto-circuito, capaz de causar um principio de incêndio. Já nas casas de praia, os aparelhos elétricos instalados merecem uma atenção especial devido à maresia. “É conveniente que se faça uma manutenção periódica nas tomadas, interruptores, disjuntores e na fiação em geral observando a existência de umidade e acúmulo de sal nos componentes elétricos, bem como, fios com sinais de superaquecimento, com isolamento queimado e com partes metálicas oxidadas”, explicou o técnico.

Texto: Isa Mendonça

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..