Membros do Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) de Santa Rita se reuniram nesta segunda-feira (21), na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O objetivo é retomar as atividades para o ano de 2011, aproveitando o encontro para apresentar as ações realizadas em 2010.
Representantes das quatro cidades onde está inserida a APA – Maceió, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco – apresentaram um relatório de análise das atividades que foram planejadas e executadas pelo conselho gestor ao longo de 2010, além de discutir o que não pode ser realizado ano passado e de que forma entrará no planejamento de 2011.
Também foi discutida a recuperação de recursos para construção do chamado bag wall (parede de sacos) no bairro de Barra Nova, Marechal Deodoro, que servirá para conter o processo erosivo marítimo. A execução do projeto, que está em andamento, será realizada pela prefeitura. Também foi discutido o processo que irá ceder área da mesma região para pescadores.
Os conselheiros da APA de Santa Rita aproveitaram a presença do Secretário de Estado, Ivã Vilela, para reativar a comissão que trabalha nos estudos da linha de água em volta das lagoas, no sentido de evitar edificações irregulares em suas beiras.
O objetivo desta primeira reunião de 2011 foi realizar um levantamento do que precisa ser retomado dentro das atividades da APA de Santa Rita. Nova reunião para definição de ações está marcada para o dia 07 de abril, na sede da Semarh, em Jacarecica. Também foi marcada, para o dia 17 de março, uma visita terrestre aos limites da Área de Preservação Ambiental.
Área de Proteção Ambiental de Santa Rita - com área de 10.230 há, abrange os municípios de Maceió, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco. Foi criada pela Lei n°. 4.6074/1984, com o objetivo de preservar as características ambientais e naturais das regiões dos canais e lagoas Mundaú e Manguaba, ordenando a ocupação e uso do solo. Dentre os principais ecossistemas e aspectos ambientais podem ser destacados a presença de manguezais, mata de encosta, restingas, recifes, ilhas lagunares e estuário. O Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (Celmm) é o principal Recurso Hídrico da APA.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) auxiliam o conselho gestor da APA de Santa Rita através de apoio e mobilizações junto ao diversos setores da sociedade.