O município de Limoeiro de Anadia foi um dos nove em todo o Estado de Alagoas a ter suspenso, pelo Ministério da Saúde, o repasse do Programa de Saúde da Família (PSF). Por conta disso, todos os serviços do programa estão, temporariamente, sendo custeados com recursos próprios do município, provocando um clima de preocupação e incerteza sobre como ficará a situação nos próximos meses, caso o repasse não seja recuperado rapidamente.
Apesar do corte, a secretária municipal de Saúde, Aline Mota, garantiu que o município vem realizando todos os esforços necessários para reverter a situação. “Nós estamos correndo atrás e providenciando tudo aquilo o que não foi feito antes. Em nenhum momento a população teve perda com relação a atendimento ou a cobertura dos serviços de saúde”, frisou Aline Mota.
Ainda de acordo com a secretária Aline Mota, antes mesmo do recurso ser suspenso, o município realizou a aquisição de, aproximadamente, R$ 100 mil em materiais que não existiam nas unidades de saúde, alguns deles classificados como sendo de necessidades básicas. “Além de termos adquirido materiais mais específicos como maca para citologia, cadeira de rodas, lanterna oftalmológica e otoscópio, também tivemos que comprar termômetros, lixeiras com pedal e até suportes para sabonete e papel toalha, ou seja, itens considerados básicos. A nossa farmácia hoje é uma das mais completas da região, dispondo de uma grande variedade de itens”, assegurou a secretária.
Aline Mota garantiu ainda que o município vem fazendo algumas adequações para atender as exigências da Controladoria Geral da União (CGU), a exemplo da construção de rampas de acesso, além de banheiros masculino e feminino para os usuários das unidades. “Temos que recuperar logo esse recurso, pois não sabemos até quando o município conseguirá custear as despesas com o PSF. Sabemos que a falta da assistência da atenção básica de saúde poderia sobrecarregar os serviços de urgência e emergência”, disse, preocupada a secretária
Em Limoeiro de Anadia existem 8 equipes do Programa de Saúde da Família, para atender uma população estimada em 26 mil pessoas. De acordo com Aline Mota, a reforma estrutural de todas as unidades básicas de saúde é uma das prioridades da Prefeitura.
Além de Limoeiro de Anadia tiveram os recursos suspensos os seguintes municípios: Inhapi, Teotônio Vilela, Barra de São Miguel, Coruripe, Barra de Santo Antônio, Jacuípe, Olho d’Água Grande e Quebrangulo. Cada município perdeu R$ 9.600 de recursos federais.