A equipe executiva do filme Aquarelas, documentário sobre a vida e a obra da escritora alagoana Ruth Braga Quintella Cavalcante, realiza na manhã deste sábado (19) uma oficina de confecção de pipas. A ação acontecerá na Escola Conceição Lyra, pertencente à Usina Caeté, no município de São Miguel dos Campos.
Ministrada pela pedagoga e artesã Alda Quintella, a oficina vai envolver alunos daquela unidade educacional, com idades entre 8 e 12 anos, e as crianças participantes do filme que está sendo realizado sobre a escritora.
O evento tem como objetivo promover a socialização da experiência, favorecendo a desinibição social, a interação e as trocas interpessoais. “As crianças terão momentos de lazer em contato com o meio ambiente”, diz a pedagoga. Segundo ela, a confecção de pipas desenvolve na criança o exercício da paciência, a criatividade e o trabalho em grupo.
Durante a oficina, as crianças serão orientadas sobre a responsabilidade com o meio ambiente, a importância da reciclagem de materiais e da segurança dos brinquedos. “Eles vão entender, por exemplo, o mecanismo que faz uma pipa voar e por que elas não devem ser confeccionadas com sacolas plásticas”, explica Alda Quintella.
As crianças participantes do documentário vão atuar na cena que vai recriar a ilustração “crianças soltando papagaios na praia”, aquarela de Vento Forte, Vento Nordeste, livro de Ruth Quintella. Publicado em 1996, a obra narra as mudanças provocadas na paisagem pela passagem do vento nordeste, que anuncia aos moradores a chegada do verão.
O documentário
O Aquarelas foi contemplado pelo Edital 003/2010 – Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Ruth Quintella, a protagonista do filme, é autora de 10 livros infantis, todos ilustrados por ela, sendo um em xilogravura e 9 em aquarela. As páginas são verdadeiros quadros em que personagens como árvores, animais, crianças ou adultos em sua fainas diárias se mostram em defesa da vida e da preservação do meio ambiente.

Interior