O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, o Kil (PTB) recebeu na manhã desta quarta-feira, 16, em seu gabinete a visita do juiz federal Paulo Machado Cordeiro, diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas. Em seguida, ao lado do ex-governador Manoel Gomes de Barros, do vereador Biu Crente e assessores, o prefeito e o juiz foram visitar o local onde está sendo construída a sede própria da Justiça Federal em União dos Palmares.

O contrato para a construção da sede da JF em União dos Palmares, cuja subseção judiciária, a 8ª Vara Federal, abrange pelo menos dez municípios da zona da mata alagoana, irá garantir de acordo com o juiz Paulo Machado Cordeiro, ‘uma maior presteza e eficiência da jurisdição em toda a região’. “A obra atende o interesse público e o município tem feito sua parte ao ser parceiro das mais diversas instâncias governamentais para trazer benefícios diretos a nossa população e toda região”, afirma o prefeito Areski Freitas.

“A sede própria da Justiça Federal em nosso município significa a consolidação definitiva da Justiça Federal na região da Mata Norte de Alagoas”, complementou o prefeito.

Novas federais em Alagoas

Segundo informações do juiz Paulo Machado Cordeiro até o final de 2012, mais seis varas federais serão instaladas em Alagoas: mais três na capital, Maceió, duas na cidade de Arapiraca e uma no município de Santana do Ipanema. “Dessa forma estaremos efetivando a interiorização da Justiça Federal no Estado, conforme projeto do Conselho da Justiça Federal, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e da direção da Justiça Federal em Alagoas”, disse.

A sede da JF em União terá 1.687 m2 de área construída, constituída de pavimento térreo (em fase inicial) e pavimento superior. A empresa Sampaio Construções, já iniciou a primeira etapa do projeto ao visitar o local constatou a existência de muitas pedras, que já estão sendo removidas por meio de pólvoras. O prazo para conclusão da obra é de 240 dias, mas a direção da JF em Alagoas quer antecipar o prazo. O valor dessa fase da obra é de R$ 1.489.488,79.

Ficou acertado que em 1º de maio o juiz Paulo Machado Cordeiro e outros membros do Poder Judiciário Federal estarão em União dos Palmares para ao lado do prefeito Areski Freitas alocar a primeira pedra do erguimento do prédio da Justiça Federal no município. A solenidade poderá inclusive ter a presença de alguns ministros e autoridades locais, como vereadores, secretários e representantes da sociedade palmarina.