Técnicos do Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca do Agreste estarão reunidos com representantes da Cooperativa dos Produtores Rurais do Agreste de Alagoas (Cooperal) e membros da prefeitura de Arapiraca, na próxima quarta-feira (16), para discutir propostas de melhoramento da fecularia de Arapiraca.

A fecularia agrega mais valor à mandioca, visto que ela extrai a fécula - amido rico em carboidrato extraído da raiz -, parte que antes era descartada da produção. Além disso, ela contribui para o aumento de empregos e renda em Alagoas.

Segundo o gestor do APL Mandioca no Agreste, Nelson Vieira, a proposta principal, que será debatida na reunião, é capacitar técnicos da Cooperal para que ela seja responsável pela administração da fecularia. Depois de debatidas todas as propostas, o projeto será apresentado ao prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, na próxima quinta-feira (17).

O APL Mandioca no Agreste faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), desenvolvido pelo Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – Alagoas.