A HTC, fabricante taiwanesa de celulares, apresentou nesta terça-feira (15) dois modelos de celular para redes sociais, com foco no acesso ao Facebook, e apresentou seu primeiro tablet a um mercado já saturado de modelos.

A quinta maior fabricante mundial de celulares também lançou novas versões de seus modelos de maior sucesso: Desire, Wildfire e Incredible.

Os seis novos aparelhos funcionam com o sistema Google Android, que pôs fim aos dez anos de reinado do sistema operacional Symbian, da Nokia, como plataforma dominante entre os smartphones, no trimestre passado.

Philip Blair, diretor de produtos da HTC Europa, explicou o motivo da empresa apresentar vários modelos de celulares.

- Acreditamos que os consumidores queiram liberdade de escolha; nem todo mundo será bem atendido pelo mesmo modelo.

O forte avanço da HTC no segmento de smartphones que têm como base o sistema operacional Android ajudou a empresa a aumentar sua participação de mercado diante de rivais maiores, como a Nokia e a Samsung.

A empresa tinha 9% do mercado mundial de smartphones no quarto trimestre, de acordo com o grupo de pesquisa IDC.

A HTC passa também a fazer parte da multidão de fabricantes de tablets, com seu modelo Flyer, que tem tela de 7 polegadas e vem com uma caneta stylus.

De acordo com a PRTM Management Consultants, antes da abertura do Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha, havia 102 tablets à venda ou em desenvolvimento, por 64 fabricantes.

A HTC colocou seu tablet na categoria de preços maiores e informou que está preparada para vender seus novos celulares para redes sociais a preços fortemente competitivos.

- Estamos realmente tentando atingir o mercado jovem e de massa. Tentaremos ser o mais agressivos que pudermos.

A HTC espera reproduzir o sucesso da INQ Mobile, uma fabricante menor que estabeleceu posição no mercado por meio de foco exclusivo em celulares para redes sociais.

Os novos modelos de redes sociais da HTC vêm com uma tecla especial para uso do Facebook, que permite aos usuários publicar informações em suas páginas da maior rede social do mundo com apenas um toque.

Os celulares são um importante canal de tráfego para o Facebook, que informa ter 250 milhões de usuários por mês que acessam seu perfil por meio de aparelhos móveis. Os modelos da HTC usam chips da empresa Qualcomm.