Com o fechamento da nona rodada do Campeonato Alagoano neste domingo, o presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians Alagoano, João Feijó, falou com exclusividade ao site oficial do clube destacando o sucesso da equipe no estadual e comentou sobre o futebol de Alagoas.
Na ocasião o dirigente ainda falou sobre o nível técnico da competição, sobre arbitragem, média de idade no futebol brasileiro e o futuro do nosso futebol.
Cardeal: O que o senhor acha do atual campeonato Alagoano de 2011?
João Feijó: Está sendo um bom campeonato no aspecto de competividade, ou seja, muitos jogos equilibrados e quem ganha com isso é o torcedor e a imprensa de Alagoas.
Cardeal = E o nível técnico da Competição?
João Feijó = Apenas bom. Mas, para melhorar ainda mais os nossos dirigentes necessitam ter em mente o processo de renovação de novos talentos, planejamento e organização. Tudo isso tem que acontecer com bons campeonatos de base no sub-15, sub-18 e sub-20. Campeonatos altamente organizados e com gramados decentes para estes jovens. Assim, teremos grandes talentos surgindo em nosso futebol e desta maneira os clubes Alagoanos terão o produto (Jogador), para negociar com os empresários , grandes clubes do Brasil , Europa, Ásia e outros Países. Assim, os caixas financeiros dos clubes Alagoanos ficarão fortes, basta querer fazer.
Cardeal = E a Federação Alagoana entra onde neste processo de renovação ?
João Feijó = A nossa Federação antes de qualquer coisa, necessita fazer grandes projetos para o nosso futebol e ter apoio real de Patrocínios como a TV, Governo do Estado e a Prefeitura de Maceió. Deveremos aproveitar as grandes administrações do prefeito de Maceió e desportista Cícero Almeida e do Governador de Alagoas Teotônio Vilela, que tem aberto as portas para ajudar na evolução do nosso futebol, através de integrantes da sua equipe como o Álvaro Machado e o Secretário de Educação e Esportes Rogério Teófilo.
Cardeal = O que o senhor acha dos Estádios de futebol que são sediados os jogos do Campeonato Alagoano?
João Feijó = Os Estádio Rei Pelé (Maceió), Coaracy da Mata Fonseca (Arapiraca) e o Gerson Amaral (Coruripe) são muito bons. O Luiz Pontes, em Atalaia, eu não conheço, mas, as pessoas falam que é bom; O Olival Elias de Moraes, em Boca da Mata é bom. O Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios necessita de um apoio maior porque a cidade tem uma beleza a parte e precisa de uma estrutura para os visitantes e ,principalmente para o povo hospitaleiro daquela região. No entanto, o José Gomes da Costa, em Murici, precisa de uma melhora no piso (gramado) e nos vestiários, mas, tenho certeza pelo dinamismo e pelo profissionalismo que tem, os nossos amigos Renanzinho e o prefeito Remi Calheiros, vão deixar aquele estádio uma verdadeira praça de esportes.
Enfim, os demais precisam melhorar muito.
Cardeal = O que falar da Imprensa falada, escrita e Televisada do nosso Estado?
João Feijó = Boa. Temos muitos bons profissionais em todos os segmentos. Só que temos que exigir união de pensamento de todos visando cobrar dos nossos dirigentes, Políticos e Governantes com ações diretas para melhorar o nosso futebol. Agora, essas cobranças tem que ser feitas com questionamentos corretos, com seriedade e, logicamente com fundamentos. Por exemplo: O nosso rádio ganharam vida, pois, tiveram uma movimentação muito grande com as contratações de profissionais qualificados como Jorge Moraes, Wyderlan Araújo, Alberto Oliveira Alberto Lima e Carlos Miranda. Além do lançamento de outros jovens valores que chagam as rádios. Também temos uma equipe na Pajuçara FM e as rádios Correio e Difusora lançando sempre grandes talentos.
Cardeal = E o Atual momento que vive o CSA e o CRB, como fazer para melhorar ?
João Feijó = O CRB tem duas grandes pessoas a frente: Marcos Barbosa e Roberto Fernandes. O CSA tem o meu grande amigo e esforçado Jorge Sexto. Pois bem, eles precisam ter apoio das torcidas de seus clubes, dos conselheiros e da imprensa que já vem dando e cobrando, de acordo com o que tenho acompanhado na mídia.
Entendemos também que se faz necessário urgentemente à mudança da política de contratações para melhorar o processo de renovação dos atletas. O ideal seria mesclar jogadores jovens e talentosos com jogadores experientes. Como também organizar a base e dar um apoio maior nos planejamentos e estratégias de trabalho dessas duas tradicionais equipes.
Veja bem: com os lançamentos de jovens, a folha de pagamento vai diminuir muito e com certeza surgirão alguns craques e com isso, os clubes passam a ganhar com as negociações desses talentos.
Entretanto, para colocar um planejamento desses em pratica requer coragem, pois, é um trabalho em longo prazo. Basta querer.
Cardeal= O senhor fez um levantamento sobre média de idade no futebol brasileiro, foi isso?
João Feijó= Baseado na Revista Placar eu fiz um levantamento sobre a média de idade no futebol brasileiro no primeiro trimestre de 2010. Analisei todos os clubes, de acordo com a publicação dos elencos das equipes, e fiquei estarrecido com que vi nos resultados finais. Detectei que a Série A teve uma média de idade de 28 anos; a Série B ainda maior com uma média de 29 anos, aliás, muito alta; Enfim, isso significa que o nosso futebol está ficando muito velho e com pouquíssimos talentos no mercado. Devido a este estudo, entendo que poderemos ter bastantes dificuldades nos próximos anos e na Copa de2014, se os dirigentes não mudarem seus pensamentos urgentemente.
Cardeal= Essa questão da média de idade também pode ser atribuída a alguns pontos da Lei Pelé?
João Feijó= Em partes. Os nossos políticos necessitam ter a sensibilidade e a visão para mudar alguns pontos da Lei Pelé, pois, os clubes não tem mais segurança para investir em jovens de 12 a 16 anos, porque nesse intervalo de tempo os falsos empresários penetram nos clubes e prometem aos atletas e a seus familiares dinheiros, celulares, chuteiras, entre outras coisas. Ai com tudo isso, passam a dominar os atletas os atletas e os clubes ficam fragilizados. Temos que urgentemente alguma coisa nessa lei para o bem do futebol.
Cardeal = Os críticos falam que o Senhor só faz estes trabalhos de Lançar e vender jovens do Corinthians por que não existe torcida para cobrar. O que comentar sobre esse assunto ?
João Feijó = Sinceramente é não ter o que falar. Se nós tivéssemos uma bela torcida como CSA e CRB seria muito melhor para nós, pois, faltam coragem dos dirigentes em se planejar e montar uma equipe com jovens de qualidades. Em relação a vender jogadores, se nós não estivermos na ponta da tabela não venderemos ninguém e, lutamos sim para sermos campeões em todas as categorias para podermos ter nossos jogadores valorizados.
Sinceramente, eu estou cansado dessas desculpas que o Corinthians só existe para vender jogadores. Isso não é verdade. Nós fazemos isto para manter o nosso clube com funcionários, encargos, fornecedores, e outros prestadores de serviços e obrigações. Nós não temos patrocinadores, não temos uma grande torcida e muito menos um conselho para nos ajudar.
É extremamente normal no início, no meio e nos fins das competições os grandes clubes do Brasil como Cruzeiro-MG, Flamengo-RJ, São Paulo, Corinthians-SP, Internacional-RS e outros, venderem os seus principais jogadores para reforçar seus caixas. Então porque aqui não podemos fazer o mesmo? Logo nos criticam.
Cardeal = Qual o segredo do sucesso e da lirençado do Corinthians Alagoano no estadual?
João Feijó = É se planejar. Executar e acompanhar. É montar uma equipe com jovens de alta qualidade e mesclar com alguns profissionais de alto nível como o Selmo Lima, Nélio, Claudinho, Zé Carlos.
Cardeal = Quais as grandes promessas do Corinthians e do futebol Alagoano na sua opinião ?
João Feijó = A média de idade do Corinthians é de 20 anos e 6 meses. Temos vários atletas como o Ewerton ( zagueiro), Luan (volante) , Marco Antônio (meio-campista) , Pio (meia) , Ronaldo (meio-campista), o Afonso (atacante) e ainda , os jovens Willian e Igor que já vem entrando nos jogos . Os laterais Rafael e Ronaldo Albas que pertencem ao São Paulo FC . Gostei muito do lateral direito do CSE , o Didira do ASA é muito bom, o Serginho do Murici e não vi o time do Coruripe jogar .
Cardeal = Quais os grandes jogadores que o Corinthians revelou para o mercado Nacional e Internacional ?
João Feijó = Narciso no Santos FC, Marcelinho Paraíba do São Paulo FC, Márcio Araújo do Palmeiras, Deco ( Barcelona , Chelse, Fluminense ) , Pepe do Real Madri , Luís Gustavo do Bayer de Munique e outros grandes atletas que atuaram e ainda estão jogando em grandes clubes .
Cardeal = E a nossa arbitragem , o que tem a comentar .
João Feijó = Belo trabalho o que o Hercules e Alton vem fazendo a frente do nosso futebol, renovando e revelando jovens árbitros como o George Alves Feitoza, Ricardo Laranjeiras, José Reinaldo e outros. E Melhorando os bons: Silvio Acioly , Charles Hebert e outros. Trazendo para o nosso estado o excelente Bancelon de Sergipe. Alagoas está de parabéns por ter uma grande promessa para o Brasil. Aliás, grande no apito e no tamanho, que é o nosso Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão.
Cardeal = O que o senhor tem a falar para o nosso futebol.
João Feijó = Melhor organização, maior união dos dirigentes e imprensa, elaborar um seminário de discursão para realizar propostas para o nosso futebol. Na verdade falta querer, aqui é muita inveja e conversas e com isso perdermos muito no futebol.