A Petrobrás informa que assinou na quinta (10) contrato com as empresas Fidens Engenharia S.A. e MilplanEngenharia Construção e Montagens S.A para obras de engenharia, suprimento e construção da Unidade Manuseio de Coque (pátio de coque) da Refinaria Abreu e Lima.

O contrato, com prazo de 870 dias, prevê o projeto do sistema de manuseio de coque, fornecimento de equipamentos, construção civil do pátio e sua edificações e montagem dos equipamentos.

Segundo a Petrobrás, o coque produzido na Unidade de Coqueamento Retardado (UCR) será manuseado no pátio para posterior transporte por rodovia. A UCR é a unidade responsável pela conversão em diesel de 70% da carga a ser processada na Refinaria Abreu e Lima.

Abreu e Lima

ARefinaria do Nordeste, ou Refinaria Abreu e Lima, localizada no município de Ipojuca, em Pernambuco, será a primeira refinaria de petróleo interamente construída com tecnologia nacional.

Segundo a Petrobrá, será a primeira adaptada a processar 100% de petróleo pesado com o mínimo de impactos ambientais e produzir combustíveis com teor de enxofre menor do que o exigido pelos padrões internacionais mais rígidos, de 10 ppm de enxofre.

O plano de negócios da Petrobrás passou a prever uma ampliação na capacidade de refino da Abreu e Lima para 240 mil barris por dia, existindo a possibilidade de uma nova expansão para até 500 mil barris por dia, o que tornaria esta a maior refinaria do país.

A inauguração da Refinaria Abreu e Lima está prevista para 2011 e seu pleno funcionamento a partir de 2012.