Público a favor, quadra cheia e adversários especialistas em simples. Com tudo conspirando a favor, Bruno Soares e Marcelo Melo não decepcionaram. Derrotaram os espanhóis Pablo Andujar e Daniel Gimeno-Traver por 7/6(4) e 6/3 e fizeram a festa da torcida na Costa do Sauípe, conquistando o título de duplas do Aberto do Brasil.
Após as eliminações de Thomaz Bellucci e Ricardo Mello na chave de simples, os mineiros eram a última esperança da torcida baiana. Melo, campeão em 2008 ao lado de André Sá, agora tem dois troféus do único torneio de nível ATP realizado no Brasil. Soares, por sua vez, conquistou o título do evento pela primeira vez na carreira.
- É uma sensação completamente diferente. Esses momentos que a gente tem a oportunidade de jogar em casa, com a torcida assim, o estádio lotado... não tem explicação. Hoje foi muito especial. Ser campeão já é legal. Ser campeão em casa, com o estádio cheio, não tem explicação. Vai ficar na história para mim e para o Marcelo. De todos os títulos que eu tenho, é com certeza o mais especial - disse Bruno.
A primeira quebra do jogo veio no quarto game. Depois de desperdiçar dois break points, a parceria brasileira enfim concretizou a vantagem graças a um voleio de Melo, que forçou um erro dos adversários. Em seguida, Soares confirmou seu serviço, consolidou a quebra a abriu 4/1. Tudo indicava que os brasileiros fechariam o set em 6/3, mas Soares cometeu uma dupla falta, cedendo um break point, e os rivais aproveitaram a chance.
A torcida foi de tranquila à desanimada em poucos minutos e só acordou para levantar o time da casa quando Melo sacava em 5/5 e os espanhois conseguiram mais três break points. Empurrados pelo público, os tenistas da casa evitaram a quebra, e a decisão foi para o tie-break. O game de desempate foi parelho até o décimo ponto, quando os mineiros conseguiram uma mini-quebra e, graças a ela, dois set points. Em seguida, Gimeno-Traver cometeu um erro, que selou a parcial para a dupla da casa.
Soares cai, mas Melo põe time na frente
A segunda parcial começou com uma quebra para os espanhóis, mas os brasileiros devolveram logo em seguida, no terceiro game. O momento continuou favorável e, no quinto game, o time da casa conseguiu mais duas chances de quebra. Na segunda delas, Soares escorregou e caiu ao devolver o saque, mas Melo, com ótima movimentação junto à rede, interceptou a próxima bola com um voleio e forçou um erro dos adversários.
Melo e Soares venceram quatro games seguidos, abriram 4/2 e não vacilaram mais. Primeiro, Soares confirmou seu saque sem sustos. Depois, com 5/3 no placar, chegaram a quatro match points no saque de Andujar. Gimeno-Traver salvou o primeiro com um bom voleio, mas Andujar errou uma direita em seguida. Game, set, match e título para o Brasil na Bahia.









