Em entrevista ao Portal IMPRENSA, Maria Cândida Bittencourt, gerente da unidade nacional de marketing e comunicação do SEBRAE, ressalta o trabalho que vem sendo realizado pela instituição ao estimular as redações dos veículos a buscarem pautas relacionadas às micro e pequenas empresas, e como o Prêmio SEBRAE de Jornalismo tem papel importante neste processo.
Por Silvia Vivona/Colaboração para o Portal IMPRENSA
Jornalistas interessados em participar do Prêmio Sebrae de Jornalismo têm até o dia 5 de março para inscreverem matérias sobre micro e pequenas empresas do Brasil. Ganhadores poderão receber até R 25 mil em prêmios.
"Podemos dizer que o Prêmio Sebrae de Jornalismo tem a abrangência de um segmento que reúne mais de 6 milhões de estabelecimentos ou 99% do total das empresas brasileiras, e emprega 53% dos trabalhadores formais deste país", explica Maria Cândida Bittencourt, gerente da unidade nacional de marketing e comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), instituição que produz o prêmio com participação promocional da Revista IMPRENSA. "É um universo rico e diversificado e que precisa ser retratado pelas mais diversas mídias brasileiras".
Segundo Maria Cândida, há dez anos "as micro e pequenas empresas tinham pouco espaço na grande imprensa brasileira, e era muito difícil emplacar uma história de sucesso ou uma dificuldade enfrentada por uma microempresa em jornal de circulação nacional".
A partir dessa deficiência que o Sebrae resolveu estimular as redações dos veículos de comunicação a buscarem pautas relacionadas ao tema, fundando, há quase nove anos, a Agência Sebrae de Notícias. "Em função das mudanças ocorridas no país e com o fortalecimento da economia brasileira, as micro e pequenas empresas ganharam importância no mercado interno brasileiro e espaço na mídia nacional, mas a Agência Sebrae teve também papel importante neste processo e hoje é referência", reforça a gerente nacional de comunicação.
O Prêmio Sebrae de Jornalismo celebra matérias que abordem os seguintes temas: práticas vitoriosas em pequenos negócios; empreendedorismo; cooperação; competitividade; inovação; políticas públicas e legislação que contemplem o universo das micro e pequenas empresas. São passíveis de inscrição as categorias Jornalismo Impresso; Radiojornalismo; Telejornalismo; e Webjornalismo.
O concurso também terá duas premiações especiais e menções honrosas, entre eles: o Prêmio Especial do Júri Sebrae (para matérias sobre a pauta Inovação); Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo; Menção Honrosa (ao trabalho de melhor imagem inscrito nas categorias de Fotojornalismo e Repórter Cinematográfico).
Os vencedores da categoria Menção Honrosa de Fotografia e Menção Honrosa de Repórter Cinematográfico receberão R$ 3 mil reais cada um. Para as outras categorias o prêmio será de R$ 12,5 mil para cada uma, sendo esse também o valor para o Prêmio Especial do Júri. O vencedor do Grande Prêmio será brindado com R$ 25 mil. A entrega dos prêmios está prevista para junho.
Maria Cândida conta que o Sebrae tem ótimas expectativas com a edição deste ano: "No Norte e Nordeste, por exemplo, os pequenos negócios são grandes empregadores. Com criatividade, empreendedores vêm transformando a realidade de muitas regiões. É preciso reconhecer esse trabalho e o Prêmio Sebrae de Jornalismo chega também com esse propósito. Em termos de números, queremos ir além, e a nossa meta é aumentar em 10% o número de inscrições em relação ao ano passado, que ficou em 875 candidatos".
Ainda segundo a gerente do Sebrae Nacional, como nas duas edições anteriores, o Prêmio também valoriza o trabalho da mídia regional e nacional. "Nós temos a preocupação de olhar o que os veículos de repercussão local estão divulgando e, se o material é bom, precisa ser premiado", conclui.
A ficha de inscrição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, bem como o regulamento completo, você encontra no site da premiação. Os materiais dos trabalhos inscritos devem ser enviados até 5 de março pelos Correios ou entregues na própria sede da revista IMPRENSA, na rua Rego Freitas, 454, conj. 61 - Centro - CEP: 01220-010 - São Paulo-SP.




