Pesquisadores da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) vão visitar os municípios alagoanos com o objetivo de atualizar o Cadastro Industrial, um banco de dados que contém informações sobre a atividade empresarial no Estado, como a quantidade e a localização das unidades industriais, o número de empregos gerados e os ramos de atuação.
O presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade, explica aos empresários alagoanos que a participação deles na pesquisa, respondendo ao questionário apresentado pelos cadastradores, é muito importante para o setor empresarial do Estado.
Ele afirma que, além de fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas voltadas aos mais diversos segmentos, a pesquisa é um importante instrumento de divulgação das empresas, de forma gratuita, pois o Cadastro Industrial é distribuído em embaixadas, bibliotecas, universidades, entidades de difusão de informação técnica e empresarial no Brasil e no exterior.
DADOS
Na última pesquisa, realizada em 2006, foram cadastradas 3.340 unidades industriais, distribuídas nos 102 municípios do Estado, que eram responsáveis pela geração de 72.903 empregos diretos.
Deste total, 1.041 unidades (o correspondente a 31,15%) estavam localizadas em Maceió, enquanto 2.299 empresas (68,85%) se distribuíam nos demais municípios alagoanos, com destaque para Arapiraca, com 403 indústrias gerando 4.470 empregos; Limoeiro de Anadia, com 151 indústrias e 1.009 empregos; e São Sebastião, onde 114 indústrias geravam 1.067 empregos.