O deputado federal de Alagoas, Arthur Lira (PP) fez seu primeiro pronunciamento oficial hoje (10/2) no plenário da Câmara Legislativa, em Brasília. O Deputado iniciou o discurso agradecendo o apoio da população de Alagoas pelo voto de confiança e a parceria de amigos, familiares e lideranças políticas, que depositaram esperança para a gestão de quatro anos. O Deputado Federal garante que trabalhará de forma produtiva para dar continuidade aos avanços do Estado.
Arthur Lira destacou a importância do trabalho em unidade com a presidente eleita, Dilma Rousseff para atender as necessidades da comunidade alagoana. “Não tenho dúvidas que o governo de nossa Presidenta entrará para a história do nosso Estado, como o período de maior avanço na melhoria de vida dos alagoanos, principalmente daqueles que ainda vivem em uma miséria absoluta e que esperam da primeira mulher a dirigir o País avanços ainda maiores do que os conquistados pelo, Lula”, comentou o Deputado.
Muitos projetos foram anunciados por Lira durante o pronunciamento, entre eles, o Deputado destaca a necessidade de investir na educação de crianças e jovens, e criar escolas profissionalizantes para capacitar a população para enfrentar o mercado de trabalho.
“Precisamos de escolas técnicas para profissionalizar os nossos jovens e trabalhadores. Temos pressa e pra isso vou sensibilizar, juntamente com a bancada alagoana, o ministro Fernando Haddad, no sentido de ampliar em nossos municípios o numero de creches, para que as mães e pais possam trabalhar tranqüilos sabendo que seus filhos estão bem assistidos. E precisamos, ainda, de melhorias no ensino fundamental e médio, com escolas tendo um bom espaço de tecnologia e de esporte. E sempre que possível, de tempo integral, para afastar os nossos jovens do risco das drogas que hoje já atingem até as pequenas localidades dos menores municípios alagoanos”, explicou Lira.
Ligado ao investimento na educação está a preocupação com as drogas em Alagoas, informa o Deputado.
“O Brasil tem pressa. Alagoas precisa e os municípios sofrem sem a ajuda para enfrentar este drama que assola as famílias brasileiras. Como constata a recente pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios – (CNM), que aponta a gravidade do problema no nosso País. A primeira estatística do estudo é assustadora: 98% dos municípios pesquisados enfrentam problemas por causa das drogas, principalmente o crack. Mas por causa da falta de informações e de recursos, os municípios, em sua grande maioria, não sabem por onde começar o combate a esse mal que vem destruindo famílias e matando nossos jovens de todas as classes sociais. Do plano lançado no ano passado, apenas 3,4% dos municípios já desenvolvem algum tipo de convênio com o governo federal para levar ações aos cidadãos lá nos nossos municípios. Dos quase quatro mil municípios pesquisados, 91,57% não possuem programa municipal de combate ao crack”, desabafou.
Outra prioridade apontada no discurso é a distribuição do leite para as famílias de baixa renda. “Um dos mais importantes é o programa ‘Mais Leite’. Esse programa consiste na recuperação da bacia leiteira gerando aumento na produção de leite pelos pequenos produtores familiares e distribuindo essa produção com famílias carentes em todo o estado”, relatou o Deputado que esclarece ainda. “Existe também o programa ‘Mais Alimentos’ com distribuição de sementes e compra da produção, para distribuição aos moradores carentes”.
No discurso, é retratada a conquista da extinção da febre aftosa no Estado. “É importante ressaltar o avanço na defesa da saúde animal, exemplificando o combate à aftosa onde o Governo do Estado já conquistou com suas ações junto à comunidade rural a condição de risco médio de aftosa, garantindo assim que a boa genética do plantel alagoano de bovinos volte a circular em todo o Brasil por meio do processo de quarentena, mais uma vez quero reivindicar ao Governo Federal que acelere o processo de Zona Livre com vacinação, pois os nossos pequenos, médios e grandes criadores têm feito a sua parte junto com o Governo do Estado, onde na última vacinação atingimos 96% de cobertura do rebanho”, comemorou o Deputado.
Além dos projetos apresentados, o Deputado pretende alavancar, junto com o governo federal, o desenvolvimento do Estado, avançar na agricultura e conceder a aprovação do Plano florestal de Alagoas. E aplaudiu as conquistas alcançadas pelas mulheres nos últimos anos.