A ausência de grandes nomes da atualidade no Aberto do Brasil transformou Thomaz Bellucci em "celebridade" para organização e patrocinadores do torneio que teve início nesta segunda-feira e se estende até sábado na Costa do Sauípe. A imagem do tenista nº 1 do País é usada para chamar o público e associar a marca das empresas parceiras ao tênis.

Com uma rápida volta na "Vila do Tênis", complexo montado para receber a competição, é possível ver diversas fotos de Bellucci em exposição nos estandes que cercam a estrutura do Aberto do Brasil. A imagem de "bom moço" do brasileiro e a esperança no futuro do atleta seduziram os patrocinadores a fazerem a aposta.

A confiança no paulista de Tietê se vê em cartazes de divulgação da marca Gillette, sempre levando o rosto do tenista de 23 anos em suas campanhas. A patrocinadora oficial da competição no litoral baiano deposita suas fichas e cifras no futuro de Bellucci.

"A marca acredita muito nele como futuro potencial brasileiro no tênis. Acho que hoje vemos ele como aposta do Brasil, no que ele ainda pode fazer pelo tênis", afirma Poliana Souza, gerente de marketing da empresa.

Além dos resultados em quadra, o lado "bom moço" de Bellucci é outro fator desejado pelos anunciantes na hora de escolher seus novos contratados. A importância de fugir das polêmicas é destacada na Gillette, que já explorou a imagem de Kaká nos últimos anos e hoje ainda conta com o santista Paulo Henrique Ganso. "Essa será uma das estratégias nossas: não só apoiar atletas que estejam no auge, mas a aposta no futuro, como a gente tem o Ganso. É a aposta em quem vai chegar lá e continuar crescendo cada vez mais no esporte", disse Poliana.

Atual número 37 do ranking da ATP, Belllucci também encabeça campanha dos Correios, um dos parceiros do tênis brasileiro nos últimos anos. Um dos estandes mostra o tenista com destaque na foto de abertura, à frente de outros nomes do cenário nacional, como Beatriz Maia, Ricardo Mello, Ana Clara Duarte e Silas Cerqueira (destes, apenas Bellucci e Mello estarão em ação nas quadras da Costa do Sauípe).

Para uma das responsáveis pelo marketing da Gillete, o "garoto propaganda" deve ter a aparência de vencedor dentro e fora do esporte. "São pessoas que fazem a coisa correta e é bom para qualquer marca. Por isso procuramos este tipo para poder ligar o nosso nome com o nome deles", disse Poliana. "O cara tem que ter aquela aparência de pessoa normal, mas que ao mesmo tempo traga algum tipo de inspiração ao homem, que eles respeitem, que têm orgulho de falar que é um brasileiro, um compatriota", completou.

Sucesso também de público

Se as empresas apostam em vincular suas marcas a Bellucci, acreditando em uma boa campanha do tenista na Bahia, o público também segue a mesma ideia. Torcedores que circulam na região, entre turistas de outros Estado e moradores locais, não escondem a preferência pelo paulista.

"O cara manda muito bem. Foi vice no ano retrasado e agora chega para ser campeão ou, no mínimo, chegar à final de novo. Está em um nível muito bom e tem muito futuro pela frente", afirmou o administrador Caio Piacentini, 25 anos.