A fabricação de palitos de churrasco é a nova alternativa de fonte de renda para os integrantes da Associação e Papelaria René Bertholet, conhecida como Papelaço, instalada no povoado de Pindorama, em Coruripe. Os palitos, feitos a partir de bambu, são uma forma de comércio útil e lucrativa, que já mostrou resultados positivos em outros lugares, como em Viçosa, onde a iniciativa já ajudou muitas famílias a complementarem sua renda.
A Papelaço tem 07 membros fixos, mas cerca de 40 pessoas estão envolvidas no processo de fabricação do produto. Essas pessoas são membros da própria comunidade de Pindorama. “Houve um curso de capacitação para todos da comunidade com o presidente da Associação dos Palitos de Viçosa. Dentre todos os moradores da comunidade, 33 foram chamados para trabalhar com os palitos”, explicou Marinalva Vilela, gerente do Núcleo de Incubadoras de Empresas da Pindorama (Niep).
A fabricação iniciou nesta segunda-feira, 28, e em apenas um dia de produção cerca de três mil palitos foram confeccionados de forma artesanal, ou seja, sem a utilização de maquinário. Até agora, a Papelaço já recebeu um caminhão com mais de 500 bambus com tamanho em torno de cinco metros de comprimento.
A comercialização do produto será realizada através da Cooperativa Pindorama, mas com a marca da Papelaço. “A Pindorama facilitará o processo de comercialização dos palitos, mas a marca será ‘Palitos de Churrasco Dia-a-dia’, da Associação e Papelaria René Bertholet”, contou Marinalva.