O coronel Luciano Antonio da Silva, comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, foi apresentado à tropa durante solenidade militar ocorrida na manhã desta terça-feira, dia 1º, na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche. O oficial foi nomeado para o cargo conforme publicação em Diário Oficial do Estado do último dia 26 de janeiro.
A solenidade foi presidida pelo governador em exercício, democrata José Thomaz Nonô, que à frente do palanque assistiu a assunção do coronel Luciano ao cargo de comandante-geral da PM diante da Guarda Bandeira. O evento contou ainda com a passagem em revista à tropa e o desfile das unidades do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Batalhão Ambiental, Batalhão Escolar, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Radiopatrulha e Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I (Cavalaria), todos regidos pela banda de música do Centro Musical da PM.
Em seu discurso, o coronel Luciano relembrou seu histórico na corporação e avaliou como positiva sua carreira enquanto oficial da PM. Ele também agradeceu a todos que contribuíram e acompanharam seu crescimento profissional na instituição. “Tive a oportunidade de viver momentos intensos aqui e não poderia deixar de dividir com vocês a alegria deste dia. Hoje, estou assumindo esta nova função, no entanto será um trabalho em conjunto, pois mesmo para comandar, preciso da contribuição de todos vocês”, destacou.
Participaram da solenidade, ainda, o Secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário Cesar; representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; o presidente do Conselho de Segurança Pública, Delson Lyra; o presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra; representantes de associações militares; representando a Força Nacional de Segurança Pública, o capitão Gondim; o gerente de vistoria do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran), coronel Deraldo; o secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Comunitária de Maceió, Pedro Montenegro; representando a Almagis, Wlademir Paes de Lira; o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Neitônio Freitas; o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Lino Fonseca e o intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Carlos Luna, além de oficiais e praças da corporação.
Perfil
O coronel Luciano ingressou na Polícia Militar em 13 de janeiro de 1989, na Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Foi declarado aspirante-a-oficial em 10 de outubro de 1991. Entre os principais cargos desempenhados estão o de subcomando do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Trânsito (BPTran) e do 6º Batalhão (Maragogi), os comandos da Radiopatrulha e do 3º Batalhão (Arapiraca), a presidência da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal) e o comando de Policiamento da Capital (CPC).
Além dos cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e do Superior de Polícia (CSP), o oficial é licenciado em História pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac). O coronel Luciano ainda representou o Brasil nas seguintes missões: Missão de Paz da ONU em Moçambique, África, Guatemala e em regiões da América Central.
Descerramento da fotografia – Galeria dos ex-comandantes
Após a solenidade de assunção de comando, as autoridades presentes no evento se deslocaram para o Salão Nobre do Quartel Geral da PM, no Centro, para a solenidade de descerramento da fotografia do coronel Dário Cesar Barros Cavalcante, atual Secretário de Estado da Defesa Social quando sua fotografia foi incluída na galeria dos ex-comandantes da Polícia Militar.
O coronel Dário Cesar reforçou de que forma sua passagem pela corporação foi significante para seu crescimento pessoal e profissional. “Hoje estou iniciando uma nova fase, um novo desafio, mas certo de que poderei sempre contar com essa instituição que tanto me ensinou, agora comandada pelo coronel Luciano, profissional exemplar e que faz jus ao cargo que assumiu hoje”, frisou.
O coronel Luciano realizou ainda a entrega da bandeira-insígnia ao coronel Dário Cesar, que simboliza o reconhecimento da corporação pela forma honrosa com que conduziu os rumos da instituição enquanto comandante-geral.
Foi realizada ainda uma singela homenagem a esposa do coronel Luciano, senhora Marta Lúcia Gonzaga da Silva que recebeu um buquê de flores ofertado pela corporação.