A Defesa Civil de Santa Catarina informou que subiu para 72 o número de cidades em situação de emergência no Estado desde o início do período de chuvas. De acordo com o último relatório divulgado pelo órgão, na tarde desta terça-feira (1º), 86 municípios já foram afetados pelas chuvas. A cidade de Mirim Doce, no Vale do Itajaí, decretou situação de calamidade pública no último dia 19.
A Defesa Civil afirmou ainda que 840.509 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas. Em todo o Estado, 18.737 pessoas estão desalojadas (foram para casas de parentes ou amigos), outras 1.926 pessoas estão desabrigadas (ocupam abrigos públicos).
Santa Catarina já registra seis mortes em decorrência das chuvas, de acordo com o órgão. Três mortes ocorreram em Florianópolis, uma em Jaraguá do Sul, uma em Massaranduba e outra em Blumenau.