Um cinegrafista amador conseguiu filmar uma ação da Polícia Militar durante a prisão de dois suspeitos de tentativa de assalto. Eles são acusados de invadir, esta semana, o edifício Promenade, no bairro de Piedade, em Jaboatão, Recife, onde mora a família do vice-governador de Pernambuco João Lyra Neto.
As imagens mostram o momento em que três PMs levam um dos bandidos até a areia. Algemado, ele é derrubado por um policial. Foi nesse ponto da praia que os acusados teriam jogado o revólver usado no assalto. Em outra imagem, o outro suspeito também é levado para a praia e acaba derrubado na água. Um policial segura com os pés a cabeça do suspeito na água.
Horas antes da gravação, na quarta-feira (26), de acordo com as investigações, Rafael Francisco Barbosa, 18 anos, e Leonardo da Silva, 26 anos, renderam o porteiro do edifício. Os suspeitos também teriam rendido uma família que mora em outro apartamento, mas não roubaram nada. Desde o dia da confusão, os acusados estão presos no Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima.
Em nota, a assessoria de comunicação da Polícia Militar informou que o comando da corporação vai pedir a apuração rigorosa sobre o procedimento dos policiais que aparecem no flagrante. A sindicância será conduzida pelo 6º batalhão da PM e também pela Corregedoria-geral da Secretaria de Defesa Social.
A nota afirma ainda que, se for comprovada a culpa dos policiais, eles poderão ser afastados da Polícia Militar.
