Planejamento gera bons resultados. Foi pensando nisso que, a convite da Aliança Comercial, empresários do comércio de Maceió se reuniram nesta manhã de quinta-feira (27), no auditório da Paulinas Livraria, em encontro que marcou o início do diálogo para a implantação de novas ações no Centro da capital. Entre elas, a elaboração de campanhas permanentes, com o propósito de atender melhor os milhares de consumidores que circulam todos os dias pelo calçadão.
A reunião serviu para discutir propostas de investimento que visam aprimorar o ambiente de compras disponibilizado pelo Comércio e também para estimular um compromisso de maior valorização dos comerciários. No entanto, o foco da reunião foi a discussão do projeto de marketing integrado, que tem o objetivo de criar campanhas permanentes e atender uma demanda ainda inexplorada.
Com esta inovação, que engloba datas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, as mais de duas mil lojas, como enumera o presidente da Aliança Comercial, João Correia, antecipariam para os consumidores as campanhas de promoções e os dias com funcionamento em horários especiais. “Nós temos tido sucesso com as campanhas que realizamos nos últimos anos, no entanto elas têm sido realizadas de maneira improvisada. A ideia é criar campanhas permanentes, para que o consumidor conheça as nossas ações com antecedência, e desta maneira, realizar um melhor atendimento, inclusive, para o consumidor que reside no interior do Estado”, ressaltou.
Segundo João Correia, o comércio também precisa de campanhas para atrair novos consumidores, como a clientela jovem, o público da terceira idade e também os turistas em visita à Maceió. “Nós temos um potencial extraordinário, mas não estamos sabendo utilizar. Acredito na filosofia do associativismo que diz que ninguém é forte sozinho. Mas o que me entristece é saber que ainda tem empresários que vêem projetos como este como despesa e não como investimento”, argumentou.
As propostas colocadas na reunião desta quinta-feira servirão de base para a elaboração do projeto a ser apresentado em fevereiro. Uma iniciativa que contou com a participação de empresários do Comércio e representantes de entidades representativas, entre eles o coordenador de planejamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), Diego Gaia, o diretor do Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), Humberto Calmon, a coordenadora da Carteira de Comércio e Serviços do Sebrae, Débora Medeiros, e o representante da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Ulysses Guimarães.
Na oportunidade, o coordenador de planejamento da Fecomércio/AL, Diego Gaia, reiterou o apoio da Federação às ações realizadas pela Aliança Comercial e parabenizou a iniciativa. “O Sistema Fecomércio se coloca a disposição dos empresários e disponibiliza a estrutura ofertada pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto de Pesquisas para as necessidades da categoria”, afirmou. E como estímulo à valorização dos comerciários, Diego Gaia colocou a disposição o ambiente de lazer do SESC Guaxuma para realizar a confraternização dos colaboradores do comércio, com data para 30 de outubro, dia do comerciário.
SEGURANÇA PÚBLICA - O presidente da Aliança Comercial, João Correia, afirmou que o diálogo com as autoridades responsáveis pela segurança da Cidade tem avançado. Ele lembrou da importância da instalação de câmeras de monitoramento nas ruas do Comércio, que servem para inibir as ações criminosas, e agradeceu a Fecomércio pelo investimento em uma das cabines que serão instaladas no calçadão.