Milhares de egípcios, inspirados no levante popular tunisiano, saíram para protestar nas ruas do Cairo e de outras cidades do país para exigir a demissão do presidente Hosni Mubarak, no poder há trinta anos.
'Fora Mubarak!' e 'A Tunísia é a solução!' gritaram os manifestantes tanto no Cairo quanto em Alexandria (norte), segunda cidade do país, diante de uma maciça presença policial.
No Cairo, a polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo contra 15 mil manifestantes que protestavam no centro da capital, constatou um jornalista da AFP.
Os manifestantes, que levavam bandeiras egípcias e lançaram palavras de ordem a favor de reformas políticas e sociais, se reuniram na grande praça Tahrir, perto de vários edifícios oficiais, diante de um importante dispositivo policial.
A manifestação retrocedeu um pouco, mas não se dispersou. A polícia levou algumas pedradas.
Um pouco mais longe, nos arredores do Parlamento, a polícia usou jatos d'água para dispersar os manifestantes.
'Há cerca de 15 mil pessoas nas manifestações do Cairo', disse à AFP um membro dos serviços de segurança que pediu para ter sua identidade preservada.
'A barreira do medo caiu, acabou. Estou aqui para tentar fazer com que Hosni Mubarak caia. É um ditador como (Francisco) Franco na Espanha', disse um manifestante que se identificou como Halil.
'Estou muito, muito contente. Nunca tinha vivido algo assim, tomara que haja mudanças, tomara que Hosni Mubarak caia', declarou à Agência Efe outro manifestante, Mustafa.
Também foram registradas manifestações semelhantes em províncias, particularmente em Alexandria, em várias cidades do delta do Nilo, em Ismailiya (Canal de Suez) ou ao norte do Sinai, segundo testemunhas e correspondentes da AFP.
Os manifestantes gritavam palavras de ordem a favor de reformas econômicas e políticas diretamente inspiradas da revolta tunisiana que tirou do poder o presidente Ben Ali.