A noite dos brasileiros no UFC Fight Night 23 não foi das melhores. O evento, realizado na madrugada deste domingo nos Estados Unidos, contou com três lutas envolvendo atletas do país, todas elas pelo card preliminar. Apenas Rani Yahya venceu o seu combate, contra Mike Brown. Willamy Freire e Amilcar Alves não conseguiram se impor diante de seus adversários e foram derrotados.

Yahya salvou a honra do Brasil ao dominar todo o confronto contra Brown e sair vitorioso por decisão unânime dos juízes. Terceiro e último atleta do país a entrar para lutar, ele tinha a pressão de ter que evitar um dia sem vitórias para o Brasil. Com um bom desempenho no solo, garantiu o resultado ao evitar as chances do rival na trocação.

Waylon Lowe foi o algoz de Willamy Freire. O brasileiro, conhecido também como Chiquerim, não se encontrou no combate e foi derrotado foi derrotado após decisão unânime dos juízes. O mesmo destino teve Amilcar Alves, que foi castigado por Charlie Brenneman e perdeu também por definição dos jurados.
Luta principal da noite

Em combate válido pela divisão de pesos leves, Melvin Guillard garantiu uma grande vitória sobre Evan Dunham. O nocaute aconteceu em apenas 2min58s de luta. Com um ritmo sempre mais forte do que o rival, Guillard esteve sempre na frente e confirmou o triunfo rapidamente.Com moral após o triunfo, ele pediu uma chance para disputar o cinturão dos pesos leves, que tem Frankie Edgar como dono.

“Eu quero meu cinturão. Sem ofensas para ninguém do meu peso, mas eu sou o melhor no UFC. Eu não quero esperar por uma revanche, porque vão colocá-los na minha frente e vou derrubá-los. Ficarei invicto em 2011 e quero ter uma oportunidade de tentar o título até o final deste ano ou no mais tardar em 2012”, disse Guillard.