A praticidade e os avanços da telefonia celular são responsáveis pelo aumento no número de aparelhos vendidos no Brasil, que de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) tem 202,94 milhões de linhas ativas. Com isso, todo brasileiro possuiria pelo menos um celular em operação, levando em consideração que o país tem 190,7 milhões de habitantes, com base no último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Essa divisão no número de acessos pela população mostra que há 1,06 aparelho para cada habitante. Do total de acessos em operação no país, pouco mais de 167 milhões são pré-pagos (82,34%) e 35,8 milhões pós-pagos (17,66%).

No Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Tocantins e Amapá há mais de um celular por habitante.

Além da comodidade de ter um celular, vantagens oferecidas pelas operadoras como a possibilidade de fazer DDD pagando R$ 0,25, oferecida pela Tim e ainda, os modelos de aparelhos que acessam a internet, por meio wi-fi, como o Iphone, aumentaram a demanda.

Acessar as mídias sociais, a exemplo do twitter e ainda, o msn já se tornou uma prática comum em Maceió, onde não é difícil ver pessoas “conectadas” ao celular nos mais diversos locais.

A estudante de arquitetura Fernanda Martins está entre os usuários da telefonia celular que confessam ter ficado “viciados” em acessar a rede por meio dessa tecnologia. Ela contou que precisou comprar um novo aparelho e acabou aproveitando para adquirir um com muitos recursos, mas só descobriu depois,que era possível utilizar o MSN e o twitter.

“Eu não comprei porque tinha internet, mas agora que descobri que posso acessar de graça do celular não consigo mais ficar sem ele. Fico 24 horas conectada no MSN e twittando também. Tenho dois celulares, um da Tim e um da Claro e acho impossível alguém viver sem, é muito prático. Esses dias uma mulher foi seqüestrada e colocada no porta malas do carro e conseguiu ligar para o irmão e ser resgatada”, lembrou