A cada mês cerca de 15 milhões de pessoas utiliizam o telefone 135 para obter informações sobre os benefícios da Previdência Social e requerer benefícios.. A maioria busca informações básicas e orientação preliminar sobre requisitos e documentos necessários para fazer requerimentos. O serviço possibilita aos servidores das agências ter mais tempo para analisar pedidos de benefícios e agilizar as concessões.

 

Nos últimos anos, a Previdência Social implantou muitas facilidades para oferecer maior comodidade à população e evitar que as pessoas se desloquem desnecessariamente às suas agências. Se antes o cidadão era obrigado a ir a uma agência para obter todos os serviços, com a implantação dos canais remotos, como o telefone 135 e o site da Previdência na internet, apenas alguns atendimentos passaram a exigir a presença do segurado em uma unidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Pela Central 135, o cidadão pode ter acesso à maioria dos serviços previdenciários, como obter informações, se inscrever na Previdência Social, agendar atendimento em uma agência para requerer benefícios ou passar por perícia médica, necessária para a concessão do auxílio-doença. O usuário também pode agendar os pedidos de prorrogação (PP) e reconsideração (PR) desse benefício por meio do telefone 135.

Outros serviços agendáveis pelo atendimento telefônico são o pedido de emissão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e os acertos de dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), tais como Atividade, Recolhimento e Vínculos e Remunerações. Se preferir, o usuário também pode fazer o agendamento eletrônico de todos esses serviços no site da Previdência Social na internet. Basta acessar www.previdencia.gov.br e clicar em Agência Eletrônica: Segurado.

Funcionamento - A Central 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Para aqueles que buscam um serviço ainda mais ágil, o INSS recomenda ligar aos sábados. Após as 22h e aos domingos, o canal remoto funciona apenas para atendimento eletrônico. A ligação é gratuita, quando feita de um telefone fixo. De aparelho celular é cobrada tarifa local.


Veja os serviços oferecidos no menu do 135:

* Tecle 1 - Falar com o atendente para obter informações, realizar inscrição na Previdência Social, agendar dia e hora para ir a uma agência fazer perícia médica, requerer benefício, atualizar os dados cadastrais ou emitir a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

* Tecle 2 - Atendimento eletrônico para consultar data e hora da perícia agendada, saber a situação de seu benefício ou obter o resultado do pedido de revisão de benefício e do pedido de CTC.

* Tecle 3 - Fazer denúncia, elogio ou reclamação, que serão encaminhados para a Ouvidoria.