Um incêndio registrado na tarde de ontem, terça-feira, 18, destruiu quase um hectare de Mata Atlântica na parte alta da cidade de São Miguel dos Campos.

Segundo informações da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, o fogo pode ter surgido de quintais de residências próximo ao local onde teve início. “Recebemos a informação por telefone que o incêndio estava se espalhando e destruindo tudo, imediatamente nos dirigimos ao local”, esclareceu o secretário de Agricultura Mauro Cursino.

Com a ajuda de um caminhão bombeiro, cedido pela Usina Caeté e um caminhão pipa do Serviço de Água e Esgoto de São Miguel dos Campos, agentes da Defesa Civil do município com a ajuda de funcionários da Secretaria de Agricultura conseguiram controlar o fogo, “a primeira hipótese é que os moradores tenham colocado fogo em algum lixo, o fogo se espalhou e acabou atingindo a mata”, explica o secretário.

Cursino disse ainda que a queimada pode provocar deslizamentos, já que o tipo de vegetação encontrada na área, que é de mata nativa, dar certa sustentação a barreira e ajuda e previne erosão.

Alex Menezes, diretor da Defesa Civil de São Miguel, informou que um trabalho de conscientização estará sendo feito, “vamos instruir os moradores a não queimar lixo, principalmente nas proximidades da mata”. O diretor disse ainda que uma cartilha informativa já será distribuída durante essa semana, “a cartilha tem o intuito de orientar e esclarecer as pessoas quanto a todo o destino que deve ser dado ao lixo”, concluiu Menezes.

O secretário Mauro Cursino solicitou da comunidade que evite queima qualquer tipo de material ou mesmo o mato capinado, “qualquer fagulha que se espalha provoca um incêndio, principalmente nunca época quente como essa”, concluiu.