Com a chegada do verão, as vendas de cervejas apresentam expressivo crescimento em comparação a outras épocas do ano. O Brasil está entre os quatro maiores fabricantes de cerveja do mundo, com um volume anual de cerca de 10,34 bilhões de litros (dados do Sindicerv – Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja em pesquisa de 2007).

 

Essa sazonalidade do mercado de cervejas impacta também no setor de embalagens. Entre os meses de novembro a março, a produção da O-I Brasil aumenta em até 30%.

 

E quando se trata de embalagem, o vidro é o material que mais tem inovado em termos de design e opções de consumo. Atualmente, o setor cervejeiro possui aproximadamente nove tamanhos de embalagens com volumes variando entre 250ml e1L, e a Owens-Illinois Brasil cobre todo esse range.

 

A mais recente iniciativa da empresa para acompanhar as tendências de consumo foi o desenvolvimento da garrafa de 250 ml, que além dos benefícios agregados ao vidro, como a preservação do sabor natural do produto, tem características igualmente importantes como design da garrafa. O principal deles é o custo/benefício das garrafinhas de 250 ml, pois comparando produtos da mesma marca com diferentes tipos de embalagem, é possível comprar aproximadamente 45% a mais de cerveja para cada R$ 1,00 gasto. Outro benefício das garrafas de 250 ml é que, por serem menores, mantêm a bebida na temperatura ideal para o consumo.

 

“É uma tendência do mercado brasileiro segmentar o público consumidor de cervejas por meio de suas embalagens”, afirma João Eder, gerente de negócios da O-I Brasil, ressaltando que atualmente 70% das embalagens para cerveja são de vidro. A indústria vidreira é muito forte neste segmento e sua vantagem está em oferecer um material totalmente reciclável, que pode ser reutilizado várias vezes, além ser mais seguro por não alterar as características da bebida.

Atualmente, a O-I Brasil tem como clientes as maiores cervejarias do País, a Schincariol, o Grupo Petrópolis, a AmBev e a Heineken. Mais informações sobre a O-I em www.oidobrasil.com.br

Sobre a O-I

Milhões de vezes por dia, as embalagens de vidro produzidas pela O-I entregam muitos dos produtos mais conhecidos para consumidores do mundo todo. Com posição de liderança na Europa, América do Norte, Ásia-Pacífico e América Latina, a O-I produz embalagens de vidro que são preferência entre os consumidores e 100% recicláveis. As embalagens permitem sensação de sabor superior, pureza, têm apelo visual e valorizam benefícios dos produtos de nossos clientes. Estabelecida em 1902, a empresa emprega mais de 24 mil pessoas em 81 fábricas, em 22 países. Em 2009, suas vendas líquidas foram de US$ 7,1 bilhões. Para mais informações, visite www.o-i.com.

Mais informações para a imprensa: