Técnicos da Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios realizaram nesta quarta-feira (12), uma supervisão em todos os serviços de saúde do município, com o objetivo de detectar danos causados pelas chuvas e ventania que castigaram Palmeira na última terça-feira.
Foram vistoriadas as 22 unidades básicas de saúde, CAPS, Centro de Reabilitação, Laboratório Remi Maia e Posto Vida. Entre os problemas identificados estavam a inundação na sede da secretaria; problemas na rede de internet, que comprometeu o sistema de regulação de marcação de consultas; entrada de água nas unidades básicas de saúde; infiltrações; falta de energia por período prolongado, comprometendo a refrigeração adequada das vacinas, que foram encaminhas ao Estado para testagem com a finalidade de comprovar se houve perda de eficácia.
Após avaliação dos técnicos, a Secretaria Municipal de Saúde está tomando medidas cabíveis para que os transtornos sejam solucionados. A população será informada diariamente, através dos meios de comunicação, quanto a disponibilidade das vacinas e a intensificação dos cuidados para o controle e combate à dengue devido ao acúmulo de água.
Agentes comunitários de saúde e de endemias estão percorrendo toda cidade com o objetivo de detectar agravos à saúde. A Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) colocou-se à inteira disposição para apoiar o município no que for necessário. Diante do ocorrido, a secretária municipal de saúde, Alexandra Ludugero, já solicitou à SESAU um gerador para a secretaria municipal de saúde que armazena e distribui imunobólógicos (vacinas) para Palmeira dos Índios e mais 14 municípios.