O presidente do Banco do Cidadão, Pedro Verdino, disse esta semana que a parceria firmada com a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), foi fundamental para a execução bem-sucedida do Projovem Trabalhador Juventude Cidadã. Ele afirmou que o secretário Arnóbio Cavalcante foi “um parceiro de primeira hora”, o que possibilitou a qualificação profissional de mil jovens na capital alagoana.
“O secretário teve uma postura não só como gestor público, mas como cidadão, sobretudo pelo seu compromisso com os excluídos. Sempre foi assim na sua trajetória política em Alagoas”, assinalou Verdino. Ele lembrou que o Projovem foi financiado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e executado em nove meses, sendo seis para realização das ações de qualificação social e profissional e três para inserção de no mínimo 30% dos jovens qualificados.
Ao salientar que os jovens tiveram a oportunidade de progredir profissionalmente, Verdino ressaltou que, durante a execução do Programa, o Banco do Cidadão realizou encontros formativos e seminários de estudos com os educadores e instrutores dos cursos a modalidade de qualificação básica e profissional, criou estratégias de inserção profissional dos jovens via intermediação da oferta de empregos formais, estágios e/ou promoção do empreendedorismo.
“Também promovemos oficina pedagógica de cidadania com a participação de todos os estudantes e convidados para socialização dos conhecimentos aprendidos na qualificação social e realizamos eventos coletivos com os cursistas para demonstrar, na prática, o que aprenderam com as aulas teóricas e laboratório”, assinalou, acrescentando que a instituição já tem experiências exitosas nesse segmento de qualificação social e profissional.