A vereadora Maria de Souza Queiros (PDT) conhecida por Maria do Leite foi impedida de tomar posse no terceiro mandato para a presidência da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios. A decisão foi tomada pela juíza Isabele Coutinho Dantas, que acatou uma solicitação do Ministério Público.

A vereadora foi eleita para o terceiro mandato no inicio do ano passado que é proibido por lei e contou com a cumplicidade dos demais vereadores para realizar a eleição antes do prazo previsto em lei.

Para a realização da eleição os vereadores se consideraram amparados por uma Resolução que permitiu ignorar a Lei Orgânica do Município. Para a juíza, a eleição para a presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios foi realizada de forma antecipada.

De acordo com a legislação a eleição somente seria realizada no próximo mês de fevereiro. A magistrada alegou outras irregularidades citando como exemplo a convocação de surpresa e a impossibilidade legal de ser reconduzida ao cargo para uma terceira vez.

Outra irregularidade apontada pela magistrada para a decisão foi à ausência de uma chapa de oposição que igualmente pudesse reivindicar e concorrer ao mandato.