Atenção às contas: bancos fecham na véspera do Ano Novo

29/12/2010 14:27 - Economia
Por Redação
Image

Quem tiver contas a pagar ou transações bancárias para realizar nos próximos dias deve prestar atenção, já que as agências bancárias não funcionarão na próxima sexta-feira, véspera do Ano Novo. O atendimento será retomado na segunda-feira (3).

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recomenda que os bancos afixem cartazes em todas as agências, informando o calendário de atendimento durante o feriado.

Cuidado com multas

De acordo com a Federação, quem tiver contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês vencendo no dia 31 de dezembro pode deixar para pagá-los no próximo dia útil, em 3 de janeiro, sem incidência de multa e/ou juros.

É bom lembrar que os clientes têm ainda a opção de agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos autoatendimentos e correspondentes bancários, como Correios, lotéricas e alguns estabelecimentos comerciais.

Os tributos, por sua vez, normalmente já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

2011

No próximo ano, por sua vez, haverá 10 feriados ou pontos facultativos em dias úteis, o que pode ser uma boa pedida para quem quer descansar, mas também pode causar dor de cabeça a quem esquece de pagar as contas, já que as agências costumam não abrir ou atendem em horários reduzidos nestas datas.

A Febraban divulga em área especial do seu site (www.febraban.org.br/buscabanco) os dias sem atendimento ou com expediente especial das agências. Fique atento aos feriados em dias úteis.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..