O governador Teotonio Vilela e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, estiveram nesta sexta-feira (17) na Petrobras, reunidos por mais de uma hora com o presidente Sérgio Gabrielli, onde foram informados que sete dos 28 navios-sonda da empresa brasileira serão construídos pelo estaleiro Eisa, em Alagoas.
A possibilidade de o Eisa entrar nessa operação está prevista pelo próprio processo licitatório, de acordo com explicação de Gabrielli na reunião, admitindo inclusive um novo certame onde o estaleiro a ser construído em Alagoas possa participar para novos trabalhos.
Segundo o secretário Luiz Otavio, o presidente Gabrielli disse que hoje a Petrobras extrai 2 milhões de barris de petróleo por dia e que essa demanda deve dobrar nos próximos anos, com a expectativa de que, em um prazo máximo de dez anos, o Brasil deverá construir cerca de 400 novas embarcações.
“Isso consolida o Eisa em Alagoas”, estima o secretário, que ouviu do presidente da Petrobras que o país vai precisar de mais cinco estaleiros para os próximos anos. “O setor está avançando, crescendo”, justifica. Luiz Otavio afirmou que a receptividade de Gabrielli ao pleito de Alagoas em favor do Eisa foi “excelente”.





