A operadora espanhola Telefónica espera alcançar o número de 1 milhão de clientes conectados por fibra óptica no Brasil até 2015, anunciou na quarta-feira (15) uma fonte da companhia.

Atualmente, a operadora possui 11,5 mil clientes conectados a fibra óptica no estado de São Paulo, a maior base de assinantes na América do Sul, assegurou o presidente da empresa no Brasil, Antonio Carlos Valente.

Ele, quem qualificou 2010 como um dos melhores anos do grupo no país, ressaltou que em São Paulo e nos municípios vizinhos há 470 mil domicílios que dispõem de acesso à tecnologia de fibra óptica.

Em declarações à imprensa, Valente declarou que foi uma conquista o fato de entre março e setembro o grupo ter conseguido aumentar o número de clientes de telefonia fixa, contra a tendência internacional do setor.

"Entre as 20 maiores empresas de telefonia fixa do mundo só a Telefónica em São Paulo aumentou o número de clientes em 2010", destaca um comunicado da firma.

Neste segmento, a companhia obteve um crescimento contínuo, que ela atribui à melhora da política comercial e à consolidação dos grupos de classe média.

Além disso, a empresa somou 597 mil novos clientes de banda larga entre janeiro e novembro deste ano, alcançando 3,2 milhões de usuários.

O elemento de maior destaque para a companhia em 2010, no entanto, foi a operação fechada em setembro que deu à Telefónica o controle de Vivo.

Para Valente, o Brasil é "um dos mercados mais competitivos do mundo" em telefonia celular, um segmento onde a presença da Telefónica "era limitada" até a operação de compra da Vivo.