Conectados à internet, maiores do que um telefone, mas menores do que um laptop, os tablets surgiram como a tendência mais bem-sucedida de 2010, para satisfazer uma geração que tenta ficar conectada o tempo todo. O iPad, lançado em abril pela Apple, é um dos novos produtos mais importantes no ano.

Enquanto isso, os rivais tentam destronar a Apple antes que ela monopolize o mercado dos tablets, da mesma maneira que seu iPod fez no mercado dos tocadores de MP3. Ken Dulaney, analista da Gartner, diz que a "Apple acertou em cheio e fez de seu tablet um sucesso".

– Haverá muita gente tentando destroná-lo, mas vai acontecer como com os iPods. Todo mundo quer um.

O estilo de vida na era da internet abriu caminho para que a estreia dos tablets fosse bem-sucedida, de acordo com Sarah Rotman Epps, analista da Forrester Research . As semanas de trabalho se tornaram mais longas com o uso de aparelhos que mantêm as pessoas constantemente conectadas com seus chefes durante a noite e nos fins de semana, diz a consultora.

– Os consumidores estão trabalhando o tempo todo, eles têm menos tempo livre e menos dinheiro para gastar, mas ainda querem maximizar o aproveitamento que têm.

Segundo as estatísticas de Forrester, 26% dos consumidores americanos que compraram iPads os utilizam para o trabalho e para atividades pessoais.

– As pessoas estão usando o tablet para ler o Wall Street Journal ou ver TV na cama. Em algumas circunstâncias, está substituindo os laptops, a televisão e a mídia impressa.

As pesquisas de comportamento do consumidor mostram que os donos de iPads veem mais vídeos, notícias e outros tipos de conteúdo online do que outras pessoas.

 

A evolução da tecnologia sem fio, o crescimento da procura por comunicações mais rápidas e um acesso mais ágil à internet são as principais tendências que irão moldar os setores de telecomunicações, mídia e tecnologia nos Estados Unidos na próxima década, informa um relatório da consultoria Moody divulgado neste mês.