A Reitoria da Universidade Estadual de Alagoas será instalada, nesta sexta-feira (17), a partir das 18h, na comunidade indígena Wassu Cocal, no município de Joaquim Gomes. “A iniciativa visa a valorizar os moradores da região e ratificar o compromisso da instituição com a sociedade, sobretudo com os excluídos”, explica a coordenadora do projeto, Iraci Nobre.
A atividade faz parte da programação do Curso de Licenciatura Indígena de Alagoas (Clind-AL) que promove II Encontro com Professores Indígenas do Estado, dentro do projeto “A Caminho das Aldeias”, até domingo (19).
Na sexta-feira, após a abertura, serão proferidas as palestras “Demarcação e Lutas do Povo Wassu”, com o Cacique Geová Jose Honório da Silva, e “Atualização do Atlas das Terras Indígenas de Alagoas”, com o antropólogo e professor Siloé Amorim. A noite será encerrada com o Toré conduzido pelos estudantes do Clind-AL e o povo anfitrião.
As atividades do sábado (18) começam cedo, às 7h, com o Desiderato indígena e, a partir das 9h, acontecem as mesas redondas “História, Memória e Narrativa”, e “Ervas Medicinais”, “Questões Indígenas”; “Educação Indígena – Relato de Experiências” . A noite é encerrada com a fala dos anciãos da aldeia Wassu Cocal que narram a Sabedoria Ancestral.
O reitor da Uneal Jairo José Campos da Costa vai conduzir uma oficina de poesias para as crianças da tribo, no sábado (17). Também serão realizadas as oficinas “A geometria das brincadeiras”; “Fotografias”; “Bate Lata”; “Poesias”; “ O segredo das matas”, “Brincando e aprendendo” ; “Respeito à diversidade indígena” e “Teatro”.
No domingo (18), os participantes fazem um passeio à Pedra Sagrada onde a tribo faz os seus rituais.