A surpreendente indicação do prefeito Cicero Almeida de que o ex-superintendente da Policia Federal José Pinto de Luna assumisse a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito-SMTT irritou grande parte dos empresários de ônibus que já avisaram a alguns vereadores ligados ao grupo que a ordem é “reclamar”.
A SMTT é a responsável por cobrar das empresas de ônibus condições adequadas para o atendimento a população, além de comandar a concorrência pública, que só deve ocorrer no meio do ano que vem.
Pelo menos três vereadores de Maceió foram beneficiados com contribuições de campanha feitas por empresários do setor e são tidos como representantes das empresas na Câmara.
Cicero Almeida corre o risco de ver aberto na Câmara Municipal um pedido solicitado pelo vereador Ricardo Barbosa para que os contratos referentes ao lixo e a limpeza urbana sejam investigados, durante as duas últimas semanas o prefeito trabalhou nos bastidores para que o “pedido” fosse enterrado, agora a situação pode complicar ainda mais.
Estratégia de Almeida
A indicação de Luna a SMTT faz parte da reformulação que o prefeito começa a fazer na prefeitura visando se proteger das denúncias que atingem até mesmo o órgão, isolado politicamente após a eleição para o governo onde apoiou Teotônio Vilela contra velhos aliados, Almeida tenta reformular seu corpo de auxiliares.
Rumores davam conta que a SMTT seria o próximo alvo de denúncias, inclusive com um esquema de cobrança de multas que já foi denunciado ao Ministério Público, e que a indicação de Luna anteciparia a situação já que a estratégia seria responsabilizar os antigos gestores, mesma estratégia de defesa que será feita no caso do Lixo.
Além do Coronel Coutinho, vários outros dirigentes devem perder seus cargos na SMTT, o órgão hoje é loteado na sua grande maioria por indicados de Augusto Farias, Cicero Ferro e Fernando Collor, a informação é que José Pinto de Luna deva aproveitar alguns técnicos de carreira para o lugar dos indicados políticos.
Ainda hoje o prefeito deve fazer o anuncio oficial de José Pinto de Luna, é aguardar para ver.