Com sede em Pernambuco e unidades em seis estados, a MV Sistemas é a sexta maior empresa de software do Brasil e lidera o mercado de gestão de sistemas para a área de saúde. A IBM Brasil, através da parceira com a Qualiti, reformulou os processos para desenvolvimento e manutenção dos softwares de ERP (Enterprise Resource Planning) da MV, um trabalho que começou em julho de 2009 e deve ser concluído no fim de novembro.
O projeto fortaleceu o principal produto da MV, maior fornecedora de programas de ERP para empresas de saúde. Os ERPs (sistemas integrados de gestão empresarial) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A MV fornece esse tipo de ferramenta personalizada para instituições de saúde, como hospitais e clínicas.
Em abril de 2009, a empresa decidiu redesenhar seu principal produto, que trabalhava em linguagem ORACLE Forms, modernizando o software e atuando, agora, com a tecnologia Java e Web. “Com isso, o sistema obteve aumento na velocidade de entendimento dos projetos, iterações / sprints, maior rapidez na identificação de impacto entre partes do sistema (originada pela rastreabilidade entre os artefatos gerados nas disciplinas), e uma comunicação mais efetiva entre as equipes de desenvolvimento”, afirma Gustavo Alves, gerente de projetos da Qualiti
As mudanças foram fundamentais para dar suporte à expansão da MV, que tem hoje unidades de negócios em Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Passo Fundo (RS), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). “São mais de 50 desenvolvedores da empresa fora de Pernambuco. Com isso, a MV precisou implantar uma solução eficaz para que todos esses profissionais trabalhassem no desenvolvimento de softwares de forma colaborativa”, explica o gerente do projeto, Massilon Gomes.
A Qualiti fez uso de diferentes ferramentas IBM na fabricação dos programas para desenvolvimento de softwares da MV. Entre elas, o Requirements Composer (que auxilia o gerenciamento dos requisitos do cliente), a Rational Application Developer (utilizada no desenvolvimento da solução) e a Rational Team Concert Standard (que permite que o grupo de desenvolvedores trabalhe de forma colaborativa).
O trabalho da IBM e da Qualiti deu suporte principalmente ao processo de abertura das unidades de Fortaleza e de Passo Fundo. “Boa parte das ferramentas já estão implantadas e as equipes de Fortaleza e de Passo Fundo já enxergam o mesmo grupo de software. Isso garante um maior controle, mais visibilidade do trabalho e melhor gerenciamento”, afirma Gomes.
Criada em 1987, a MV contabiliza mais de 500 instituições, 80 mil médicos e 100 mil profissionais no Brasil, na África e América Latina, utilizando as ferramentas da empresa. É especializada na área da saúde e reconhecida pela experiência no fornecimento de soluções organizacionais para todos os tipos de negócio, a exemplo de hospitais, planos de saúde, empresas de home care e secretarias de saúde.
Sobre a Qualiti
Parceira da IBM em Pernambuco há mais de 10 anos, a Qualiti atua no mercado de soluções para desenvolvimento de softwares e realiza uma extensa variedade de cursos para profissionais da área de TI. A Qualiti tem como missão fornecer conhecimento e tecnologias de Engenharia de Software, que gerem um impacto significativo em qualidade e competitividade.
Saiba mais sobre a IBM na sua região
Para conhecer em detalhes o que a IBM tem a oferecer para algumas das principais cidades do Brasil, a companhia desenvolveu um espaço em seu portal voltado a clientes e parceiros com o intuito de oferecer informações sobre produtos, serviços e soluções específicas a cada tipo de negócio. Neste espaço também será possível conhecer o time de colaboradores da IBM presente em cada região. Essa ação faz parte da estratégia de Expansão Regional da IBM Brasil em mercados com grandes possibilidades de crescimento.
Acesse: www.ibm.com/expressadvantage/br/map/index_map.phtml